Este é meu último post deste ano. E gostaria, mais uma vez, de agradecer a participação e o interesse de todos que acompanham meu blog. Agradeço desde os que me alegram com seus comentários e boas ideias em meus posts até aqueles que apenas passam por aqui para conferir o que há de novo. Por tudo o que eu conquistei eu só poderia estar aqui agradecendo 2017 e todas as oportunidades que recebi.
Lancei este meu site neste ano e, além de tantos outros desafios, me diverti muito aqui no blog, com posts semanais desde agosto. Já apresentei aqui minhas ideias e opiniões sobre diversos temas, mas todos sempre envolvidos no universo da tomada de decisões. E ainda há muito mais para compartilhar!
Estou totalmente animado com o horizonte de novas possibilidades de 2018. E se você leu o post sobre como planejar seu novo ano com certeza já está cheio de ideias e objetivos definidos para o ano que se aproxima. E espero continuar com sua presença por aqui!
Antes de encerrar, vamos falar sobre individuação
Para completar a série deste ano, queria encerrar com aquela palavra que deixei aberta no último post que escrevi, sobre praticar a solitude para evitar a solidão: “individuação”.
Falei que quando você está bem consigo, você passa a ter a liberdade de escolher, decidir e seguir os próprios caminhos. Sem a dependência de ninguém para ser feliz e que, com isso, você terá em suas mãos o leme para navegar a sua própria jornada.
Pois bem, aí está, esta plenitude se chama individuação. Quando identificamos que estamos rodeados pelos outros e felizes. Quando nos sentimos bem em companhia de todas as pessoas que se relacionam conosco, mas com a consciência de que estamos sozinhos, cumprindo a nossa jornada. Isso é a individuação. Não devemos confundir com egoísmo, pois egoísmo busca apenas a sua satisfação. A individuação nos faz conhecer que devemos ser íntegros com nossos propósitos, com nossos valores e com a nossa missão, com a nossa jornada de vida.
Para aqueles que gostam, vamos buscar a definição? Busquei ajuda com Jung, em como ele definiu individuação:
“É um processo através do qual o ser humano evolui de um estado infantil de identificação para um estado de maior diferenciação, o que implica uma ampliação da consciência. Através desse processo, o indivíduo identifica-se menos com as condutas e valores encorajados pelo meio no qual se encontra e mais com as orientações emanadas do Si-mesmo, a totalidade de sua personalidade individual”.
Portanto, seja dono de você mesmo pelo autoconhecimento por meio da prática da solitude e consciente da importância de se atingir, por esse processo, o estado de individuação. Neste rumo, nossas escolhas e decisões serão cada vez melhores e nossas vidas mais plenas. Acredite!
Agora que finalizamos a série de reflexões deste ano, vamos recordar alguns outros posts bacanas…
Recordar é sempre importante!
Já publiquei diversos posts por aqui e, mesmo sendo poucos ainda, já pude notar que alguns ganharam mais destaque que outros. E se você está acompanhando o blog há pouco tempo, acho que vale muito a pena descobrir o que de melhor já rolou por aqui.
Separei os cinco posts mais lidos deste ano para que você possa ler ou reler. E aproveite para deixar seus comentários em cada um deles, se assim desejar. Olha só que bacana:
01. 7 hábitos que devem ser evitados sempre!
Uma lista de hábitos que devem ser evitados, principalmente quando se deseja construir uma vida melhor e tomar melhores decisões. O que você precisa mudar?
02. O que são decisões fáceis e difíceis
Escolher qual caminho seguir pode ser bem complicado. Mas podemos facilitar ao compreender as diferenças entre decisões fáceis e difíceis. Aprenda aqui!
Sabe quando você quer apenas ficar sozinho? Em paz consigo mesmo? Isso é Solitude! E ela é totalmente necessária para uma vida mais equilibrada. Saiba mais!
04. Por que eu devo investir em coaching?
Uma das melhores decisões que você pode tomar é investir em coaching, que eu defino como aconselhamento personalizado. Neste post entrego todos os detalhes!
05. Para melhores decisões, mire nas consequências!
O processo decisório é bastante complexo. Mas, resumindo, podemos tomar melhores decisões se mirarmos sempre nas consequências. Descubra como fazer isso!
Muito legal, não é? E ainda há mais posts sobre tomada de decisões, hábitos, solitude etc. Você pode conferir todos eles aqui no blog.
Gratidão sempre!
Agora, sem querer parecer redundante, gostaria de agradecer, novamente, a participação de todos vocês por aqui. E gostaria de me colocar à disposição para trocar mais ideias, informações e reflexões, seja nos comentários do blog, no Facebook, no Linkedin ou até mesmo por e-mail.
Obrigado por tudo até aqui e que venha um 2018 de muito sucesso, muita luz e grandes conquistas para todos nós!
Parabéns Ura!! Grande Ano! Ano com letra maiúscula. E que 2018 seja tal e qual.
A voce meu carinho e minha gratidão pela sua amizade de tantos anos!!
Marilia
Obrigado pela mensagem Marília! Realmente 2017 foi muito especial e somos gratos por isso!
A trajetória do desenvolvimento é ascendente e 2018 será melhor ainda. Pode ter certeza.
Também agradeço muito pela sua amizade, sensibilidade e alegria presentes ao longo destes anos. Muito bom ter você como amiga.
Abração… Uranio