Agora que você já sabe o que é solitude e já aprendeu como praticar a solitude é o momento de conhecer um benefício bem interessante. Saiba que esta prática é muito importante para evitar a solidão. Pratique a solitude para o autoconhecimento, para começar a gostar mais da sua própria companhia e para conhecer os detalhes mais profundos de você mesmo.
Nos sentimos solitários justamente por não desenvolvermos a solitude. A capacidade de, em primeiro lugar, estarmos muito bem com nós mesmos! Precisamos vencer o medo que nos mantêm afastados desse encontro essencial com o nosso interior. Quando o silêncio nos fala, conquistamos a nossa própria companhia!
O ponto é que precisamos estar sempre presentes em nós, nos escutarmos, nos relacionarmos bem com o “EU” interior, fazermos perguntas e respondermos a elas, enfim, nos conhecermos melhor a cada dia. Assim, saberemos e teremos condições de nos relacionarmos melhor uns com os outros, ouvindo mais e falando menos.
Pense sobre isso: se não sei me escutar direito e bem, como posso escutar o meu interlocutor? Se eu não me ouvir e me respeitar, como posso respeitar meu semelhante? Bom pensar nisso, não é mesmo? Com estas reflexões, aproveitaremos melhor cada momento das companhias que temos e as libertaremos, para que também não se sintam imprescindíveis a nós.
Para evitar a solidão
Quem é muito dependente do outro é visto como inseguro, chato, pegajoso e carente. E muitas vezes isso tudo é verdade, porque nos prendemos aos outros por não gostarmos de nós mesmos. Surge a necessidade de estar sempre ao lado de alguém para se sentir verdadeiramente bem. Isso precisa, pode e deve mudar!
Quando você está bem consigo jamais será dependente de nada nem de ninguém para ser feliz. O autoconhecimento pelo exercício da solitude é o melhor caminho para quem busca autoconfiança, para quem deseja ter a liberdade de definir e seguir os próprios caminhos. O que nos leva a segurar o leme de nossa jornada, mesmo que ainda desconhecida.
Isso tem um nome e se chama individuação! O que é isso? Mais uma palavra nova? Sim, elemento novo à vista e deste tema falarei mais um pouco no próximo post.
Hoje, quero apenas propor esta reflexão: você é uma pessoa solitária ou gosta da própria companhia? Pense sobre isso e avalie o seu comportamento. Se você se sente sozinho, frustrado e desanimado talvez apenas precise aprender a apreciar estar consigo.
Não coloque sua felicidade e seu bem-estar nas mãos de outras pessoas e nem de outras coisas. A alegria, o entusiasmo e animação que você busca está dentro de você! Basta praticar a solitude, evitar a solidão e encontrar o seu melhor caminho.
Pense, curta a si mesmo e mude!
Eu agora vou mudar. Me apreciar. Reconhecer minhas conquistas.