passo-a-passo-para-desenvolver-novos-hábitos

Passo a passo para desenvolver novos hábitos

Suas atividades diárias são bastante importantes, pois te ajudam a traçar metas, manter a dedicação e a alcançar objetivos pessoais e/ou profissionais. Além disso, ao avaliar seus hábitos ainda é possível praticar o autoconhecimento para se tornar uma pessoa melhor. Mas nem sempre vivemos uma rotina saudável e precisamos, com urgência, desenvolver novos hábitos.

Este é o terceiro post da série que montei sobre hábitos. Insisto neste tema porque, como já expliquei anteriormente, tem grande influência nas suas decisões. Vale a pena reler sobre a importância de mudar seus hábitos para mudar sua vida e quais são os principais hábitos que devem ser evitados. Mas ainda não expliquei o mais importante: como criar hábitos.

Não importa se você deseja praticar atividades físicas, aprender a refletir mais tempo antes tomar grandes decisões, ou se deseja começar a ler/estudar diariamente, sobre determinado tema que, inclusive, pode ser algo ligado ao seu lazer. Bons hábitos podem ser desenvolvidos e mantidos pelo tempo que você desejar, só é preciso ter força de vontade e disciplina.

passo-a-passo-para-desenvolver-novos-hábitos Imagem: Freepik

Como os hábitos são criados?

Antes de tentar mudar suas atividades é necessário saber como os hábitos são criados. Afinal só é possível mudar com sucesso aquilo que conhecemos profundamente. Muitos autores, psicólogos e estudiosos definem que um hábito nasce quando um loop é repetido com frequência, dividido em três estágios: gatilho, rotina e recompensa.

O gatilho são os ativadores de hábitos, geralmente é a primeira ação que você pratica antes da sua rotina. Por exemplo, amarrar os tênis e beber um copo de água é o gatilho para sair para correr, que é a sua rotina. A recompensa é aquilo que você ganha em troca da atividade, pode ser a endorfina que causa bem-estar depois da atividade física, ou até mesmo a alegria de compartilhar os quilômetros percorridos em suas redes sociais.

Quando você repete esse loop, seja para uma atividade boa ou ruim, você cria um hábito e passa a fazer coisas de maneira natural e, às vezes, sem nem perceber. Como já citei nos posts anteriores, é o famoso “modo automático”.

Como desenvolver novos hábitos?

Agora que você já sabe como eles nascem, ficará ainda mais fácil criar novos hábitos. Para explicar melhor usarei alguns exemplos a seguir.

O hábito de tomar melhores decisões

Primeiro tente relembrar como você lidou com suas últimas decisões e identifique o que pode ter te prejudicado. A partir disso, você já saberá o que não fazer. Agora crie um planejamento simples e anote em algum lugar para consultar quando estiver de frente a uma grande decisão.

Você pode criar uma lista mais ou menos assim:

  1. Busque um lugar silencioso – o mais silencioso que puder.
  2. Fique em silêncio e, se possível, feche os olhos.
  3. Identifique e avalie todas as escolhas possíveis.
  4. Pense mais e pratique o uso da razão.
  5. Analise o movimento e a origem das escolhas.
  6. Reflita sobre todas as consequências.
  7. Tome sua decisão!

A leitura dessa lista pode ser o gatilho que você precisa para lidar melhor com suas decisões. A rotina é realizar, sem exceção, todas as ações listadas e a recompensa será, sem dúvida, tomar melhores decisões. É apenas uma sugestão, mas que pode funcionar muito bem para te guiar.

O hábito de leitura

Para dar mais um exemplo de como desenvolver novos hábitos, citarei um que muitas pessoas têm dificuldades de criar, o hábito de leitura diária. E, na verdade, não muda muito da maneira que já citei no anterior. Você precisa encontrar um gatilho, criar uma rotina e pensar na recompensa, como vou sugerir aqui:

Gatilho: pegar um livro e uma xícara de chá para adoçar sua leitura.
Rotina: sentar-se na sua poltrona preferida diariamente, no mesmo horário, e ler durante 45 minutos.
Recompensa: aprender algo novo ou esquecer dos problemas com um livro de ficção.

Deixe tudo pronto para os seus novos hábitos!

Viu como a estrutura é a mesma nos dois exemplos que dei? Você só precisa identificar os gatilhos e definir as rotinas dos novos hábitos que deseja criar. A recompensa pode ser algo natural que a própria atividade te proporciona (como o bem-estar de correr que citei lá no começo do post) ou alguma outra atividade que você se permitirá fazer após concluir a primeira ação (talvez comer um pequeno doce de sobremesa a cada dia que você correr, por exemplo).

O importante mesmo é você se dedicar à sua rotina e repetir sem medo, até se acostumar. E é necessário paciência nesta missão, pois o tempo médio para criar um novo hábito é de 66 dias, de acordo com pesquisa realizada pelo psicólogo Jeremy Dean.

Mas há diferenças… Se for algo simples, como beber água, será preciso apenas 21 dias de repetição. Já as ações mais complexas, de atividades que você gosta menos, pode levar mais de 80 dias para tornar-se um hábito. Ou seja, dedique-se e muito!

Quais são os seus hábitos e o que você deseja mudar? Me conte se eu consegui te ajudar nesta missão e compartilhe suas dicas com outros leitores. Te espero no próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *