Já dei algumas orientações para você ser mais positivo no trabalho, mas vale deixar claro também que essa positividade não depende apenas de você. Afinal, nenhum esforço será 100% efetivo se ele acontecer dentro de um ambiente de trabalho tóxico.
Toda mudança deve acontecer em nós mesmos, para tentarmos mudar o que nos rodeia. Entretanto, é preciso avaliar o cenário no qual você se encontra porque, infelizmente, existem ambientes que não valem o esforço e a sua melhor decisão será ficar bem longe.
Já me deparei com situações deste tipo e a decisão, ainda que muito dura e frustrante, foi de deixar a organização. Quando você se sente absolutamente isolado com relação a seus valores e princípios, o melhor que tem a fazer é não procrastinar essa decisão. Mas, é claro, desde que você tenha pavimentado sua mudança de ambiente. Nada de atitudes emocionais, de atitudes sem pensar, e fazer a mudança sem planejamento!
Quais são os sintomas?
Sabe quando você não fica à vontade e sente que tem algo errado? Quando, por exemplo, uma série de pessoas (gestores, diretores e até mesmo o próprio Presidente) orientam em voz alta qual o sentido que devemos caminhar, porém, agem de maneira contrária? Ou seja, falam, mas pensam e agem de maneira desconexa? Isso demonstra desvio de comportamento, o que denota um desvio de caráter muito grave.
Isso tudo pode te deixar realmente incomodado com o lugar ou com as pessoas que estão por perto. Isso é tóxico! O problema é que em alguns casos não é possível saber exatamente a razão que te faz se sentir assim. Muitas vezes pode demorar a percebermos, até por respeito e dedicação à organização.
E aproveito para dar um aviso: quanto mais tóxico, menos você conseguirá identificar o que te incomoda ou mais tempo levará para perceber! Por quê? Porque mais dissimuladas são as pessoas que operam naquele ambiente. Por isso, é tão importante que você pense por Si-mesmo, abstraia-se daquele ambiente e reflita sobre o que você está sentindo. Como já falei em posts anteriores em meu blog.
O que é um ambiente de trabalho tóxico?
Uma das coisas que mais influenciam o ambiente de trabalho é a cultura organizacional, sem dúvida! Seja por não existir critérios de harmonia bem definidos, seja por divulgar certa cultura que, na realidade, todos sabem que não existe. Portanto, um ambiente de trabalho tóxico é sempre criado quando há problemas na cultura organizacional, que permite o desenvolvimento de uma desarmonia de propósitos. Quem sofre com isso? Em primeiro lugar a própria organização e, em segundo lugar, colaboradores comprometidos com a empresa e sua função social.
Posso destacar alguns destes problemas: ausência de liderança ou líderes fracos e impositivos, normas extremamente rígidas e sem sentido (que denotam falta de confiança organizacional), resistência a mudanças, falhas de comunicação, excesso de segredos internos sobre projetos em andamento, equipes dispersas, colaboradores estagnados e desanimados, conflitos de hierarquia, pouco ou nenhum espaço para desenvolvimento e inovação, fragilidade diante de desafios, falta de credibilidade entre equipes, falta de valorização de colaboradores, altíssima carga de trabalho individual (pela ação dissimulada de outros), falta de acompanhamento efetivo de projetos (gerando excesso de cobrança sem coerência), metas e prazos inalcançáveis etc.
Pense um pouco sobre sua empresa e me diga se identificou nela a presença de alguns dos aspectos que citei acima. Aposto que no mínimo uns dois você encontrou e não se desespere por isso. Nenhuma organização é perfeita! Mas, se identificou vários dos aspectos citados, sinto dizer que você faz parte de um ambiente de trabalho tóxico e está na hora de pensar em decisões difíceis e corajosas.
Para mudar, comece por você mesmo!
Como já reforcei no início deste post, toda mudança começa individualmente. Ou seja, quem deseja melhorar seu ambiente de trabalho precisa começar a mudar o próprio comportamento. Um bom começo é seguir as dicas do post seja positivo no trabalho. Também já contei aqui algumas atitudes positivas para praticar diariamente. E se a toxicidade do ambiente já te influenciou e você quer parar de ser uma pessoa toxica e negativa, confira também uma boa maneira de mudar seus hábitos para mudar sua vida.
Além das dicas dos links, você também pode começar a se vigiar mais. Evite entrar em conversas negativas, evite contato com pessoas tóxicas, converse com seu líder e revele suas opiniões e ofereça sugestões (se ele estiver disposto a ouvir), comece a encontrar mais o lado positivo de tudo e faça o possível para ser uma boa influência aos seus colegas.
Quando começar sua transformação pessoal esteja pronto para lidar com todas as situações que poderão surgir, independentemente do nível tóxico que existe em sua empresa. Se você gosta de sua empresa e deseja realmente mudar, tente com todas as suas forças, mas não esqueça que tudo tem um limite e ele está na sua saúde física e mental.
Se você achar que está se desgastando demais, não vê mudança alguma e ainda está ficando cada vez mais estressado, é a hora de ficar cada vez mais longe. Às vezes, a solução que você procura e a decisão que você mais precisa tomar é sair desse ambiente de trabalho tóxico e encontrar outra oportunidade mais saudável. Mas repito: pavimente sua mudança de ambiente, use a razão e não a emoção, planeje! O importante é ter um bom trabalho e que lhe faça sentido. Pense nisso!
Desejo boa sorte neste desafio e te espero no próximo post!