Acredito que o conceito de negativismo e como ele pode te dominar ficou bastante claro no post anterior. E, como prometido, neste post quero mostrar como é possível livrar a mente do negativismo e ficar aberto a todas as coisas boas que a vida tem para te oferecer!
Vamos direto ao que interessa. Vou oferecer algumas dicas valiosas aqui. Talvez sejam bem difíceis de praticar, mas com dedicação e esforço poderão te ajudar na missão de eliminar o negativismo da sua vida, de uma vez por todas. Confira!
Mude sua maneira de pensar
Pense assim: tudo que fiz, fiz porque fui desafiado a fazer uma escolha e a tomar uma decisão. Do que fiz, aprendi com os meus erros e do sucesso, tirei ótimos resultados. E tudo isso é meu! Cheguei onde cheguei porque tive sucesso, de acordo com o conhecimento que tinha de mim mesmo e recursos de que dispunha à época. Isso é meu! O que os outros pensam é deles; e ponto final! Com essa mudança do pensar você se valoriza, consegue planejar o futuro e vive, de verdade, o presente, deixando o passado em seu lugar.
Substitua um pensamento negativo por um positivo
Sabe aquele momento que você está tomado por sentimentos ruins com relação a uma situação? Essa é hora mais difícil! Você precisa retomar as rédeas dos seus pensamentos, parar de pensar coisas ruins e dar espaço a pensamentos bons.
Exemplo: o seu chefe e você travam uma discussão por conta de um projeto que deu errado na empresa, cuja responsabilidade é compartilhada. Eventualmente, você não sente mais a confiança nas palavras de seu chefe e fica inseguro da sua condição de líder, se ele será justo na sua avaliação diante daquela situação. Muito difícil manter a serenidade, não é?
Como tratar este assunto então?
Pois bem: evite ficar pensando coisas ruins sobre seu chefe e foque nas qualidades que você já identificou anteriormente. Em seguida, desarme seu lado crítico e mostre ao seu chefe que você entende onde errou e procure se desculpar, mostrando que entendeu o que se passou e que aprendeu com essa experiência. Você consegue enxergar que desarmou uma situação de stress, levando-a a uma situação de bem-estar, de alívio da tensão? Pense nisso!
Ou seja, você deve buscar pensamentos positivos e desligar o mecanismo da crítica, gerada pelo medo (medo de ser mal avaliado, por exemplo, como citei acima). A ideia não é mudar o foco dos pensamentos, mas sim mudar a qualidade deles, ou seja, a atitude que você tem sobre determinado assunto.
Diga não ao pessimismo!
Lembra quando você fez o seu planejamento de metas para o ano? Ou quando você definiu seus sonhos? Naquele momento, você lembrou de empecilhos e problemas que podem surgir, te atrapalhar e, com certeza, impedir o seu sucesso? É exatamente isso que você deve evitar!
Até hoje não consegui encontrar nada de útil no pessimismo. E acredito que se você parar para refletir sobre ele, também não verá nada de bom ali. Portanto, pare com isso! Se você coloca problemas demais para alcançar seus sonhos então, provavelmente, você está se auto sabotando pelo medo que tem do desconhecido ou está sonhando as coisas erradas. Para o primeiro caso, enfrente, estude e se dedique! Para o segundo caso, descubra o que você verdadeiramente quer – seja sincero consigo!
Não tente controlar e nem resistir aos seus sentimentos
Não guarde mágoas, não esconda suas tristezas, não negue suas falhas e nem ignore suas decepções. Os sentimentos existem e, na maioria das vezes, não deveríamos querer controla-los. Quando estiver triste, chore. Quando estiver feliz, pule de alegria. Quando estiver decepcionado, fique em silêncio. Quando estiver com raiva, extravase da maneira que for melhor para você, mas nunca em alguém.
Extravase praticando alguma atividade física, assistindo a alguma comédia, socando um saco de pancadas. Mas o mais importante é não ser critico com os outros e atribuir a responsabilidade pelo que está sentindo a você mesmo.
Enfim, faça o que é preciso, mas jamais engula ou tranque seus sentimentos. O negativismo também é fruto de situações mal resolvidas. Você precisa se aceitar como ser humano e respeitar todos os seus momentos.
É hora de livrar a mente do negativismo!
Eu poderia acrescentar muitas outras dicas e situações aqui, para você conseguir livrar a mente do negativismo. Mas, na verdade, tudo será redundante, porque a principal, e talvez a única, coisa que você precisa fazer é vigiar seus próprios pensamentos e controlar suas emoções e atitudes.
Espero que eu tenha conseguido contribuir de alguma maneira para melhorar a saúde dos seus pensamentos. Só depende de você!
Que tal compartilhar aqui no espaço de comentários, sua experiência pessoal e o que você faz para se livrar do negativismo. Vamos refletir juntos!
Te espero no próximo post!
Uranio, gostei muito do post, a algumas semanas tenho trabalho com o Poder do Pensamento Positivo e esse texto me ajudou um pouco mais. Gostei muito dessa parte:..Cheguei onde cheguei porque tive sucesso de acordo com o conhecimento que tinha de mim mesmo e recursos do que tinha à época. Isso é meu! O que os outros pensam é deles; e Ponto final!
Olá Silvia, muito obrigado pelo seu feedback e muito bom saber que o post te ajudou a esclarecer como nossa
mente funciona e como devemos neutralizar pensamentos tóxicos e julgamentos que não nos pertencem, não é mesmo?
Muito obrigado e sigamos a nossa jornada! Forte abraço.
Certamente, às vezes deixamos nos levar por pensamentos incertos, por cansaço ou por muita ocupação que nos tiram do rumo. Mas não podemos deixar o errado vencer ao certo. Muito boa a sua orientação, fico grato por nos lembrar da realidade positiva!