No post passado, dei algumas dicas sobre como começar o ano com o pé direito e lá citei a gratidão, a saúde mental, a prática da gentileza e o saber ouvir. E tudo isso só é possível se você retirar o negativismo da sua vida. Já ouviu aquela frase que diz: “você atrai o que você transmite”? Pois bem, é hora de transmitir coisas boas e positivas!
Eu sempre gosto de deixar os conceitos muito bem definidos e, para que todos saibam, negativismo, de acordo com o dicionário, é “disposição, espírito de negação sistemática; tendência a dizer não, a recusar ou refutar, sempre ou quase sempre, ideias, solicitações, propostas, orientações etc.” Pode parecer meio radical, mas há muitas pessoas negativas assim por aí. E você não pode ser uma delas!
Qual a principal janela para o negativismo?
O julgamento e a crítica de si mesmo. Muitos dirão: mas eu não critico a mim mesmo. E a resposta é: Será? Então, será que você não é um crítico contumaz dos outros à sua volta? Se você critica aos outros, é porque critica e não valoriza a si mesmo, sabia?
Quando o negativismo te domina?
É difícil dizer como isso acontece. Arrisco dizer que o negativismo é uma consequência de atitudes “não saudáveis”. Ou seja, atitudes não construtivas, com gestos e comportamentos que expressam pessimismo a qualquer proposta ou circunstâncias que a vida nos desafia a enfrentar, podendo ser positiva ou negativa. Em casos mais graves, pode até gerar comportamentos doentios.
E por que isso é um problema? Porque o negativismo deixa a pessoa completamente fechada a novas possibilidades e a coisas boas que possam acontecer. O maior causador do negativismo é o medo do desconhecido, medo de sair da zona de conforto.
Portanto, pare, pense um pouco e responda às questões, de maneira muito sincera, para si mesmo:
- Você é extremamente autocrítico?
- Você critica muito os outros? “Aponta o dedo”?
- Você acha que tudo pode dar errado?
- Você tem mania de postergar todas as ações que podem mudar seu estilo de vida?
- Você fica irritado quando recebe conselhos e/ou feedbacks?
- Você raramente concorda com opiniões contrárias às suas?
Se você respondeu sim à maior parte das questões está mais do que na hora de começar a mudar seus pensamentos. Precisa, mais do que nunca, excluir o negativismo da sua vida. Mas como fazer isso?
Antes de entrar nas dicas de como anular o negativismo, será importante que você pense bem em cada ponto deste que foi destacado acima e como são acionados em sua mente, em quais situações do seu dia a dia – Observe-se! Se possível, seria muito importante anotar quando ocorrem e porque ocorrem, pois você passa a materializá-los e a conhecê-los melhor – se autoconhecer um pouco melhor.
Feito isso, voltaremos na próxima semana, e no próximo post darei dicas valiosas para anular o negativismo em sua vida. Mãos a obra e conheça-se melhor ao longo desta semana.
Até o próximo post. Espero por você!
Muito bom Uranio! O sentimento de Negativismo não constrói nada!
Valeu Roberto! E no post de hoje, passei dicas e exemplos de como neutralizar tais pensamentos e sentimentos.
Obrigado pela participação e comentário. Sempre construtivos e complementares.
Forte abraço.