Como praticar a Solitude?

Meditando é o melhor caminho. Nada de muita ciência neste meditar a que me refiro. Você pode fazer tudo do seu jeito, da maneira que mais agradar. Não faça disso um ritual obrigatório, encare como uma atividade natural, que te faz bem. Praticar a solitude deve ser algo fundamental em sua vida. Se você ainda não sabe do que se trata, leia o post anterior sobre o que é solitude.

Busque um lugar calmo, desligue o celular (desligue!). Tente não permitir que ruídos o tirem do estado de tranquilidade e paz. Feche os olhos e permita que o silêncio fale. Faça perguntas a você e deixe que as respostas venham. Assim que não se sentir mais solitário, por estar sozinho, é porque alcançou a solitude. E lembre-se, jamais ouviremos a nossa voz interior se não nos arriscarmos e vencermos o medo de enfrentar a nós mesmos, de enfrentar a solitude.

como-praticar-a-solitude Imagem: Freepik

Maneiras de praticar a solitude

É importante saber que não existe uma fórmula pronta para isso, cada pessoa precisa descobrir o que é mais agradável e o que facilita a prática da solitude. O que funciona para uns pode ser bastante incômodo para outros.

Mas existem algumas coisas que podem ser feitas para ajudar. Ficar sozinho, apreciar e escolher o silêncio, admirar a si mesmo e conhecer o seu interior são algumas das ações mais indicadas para te ajudar a praticar a solitude. Detalharei cada uma delas a seguir.

Fique sozinho

Não precisa ser por muito tempo, mas se você conseguir ficar um pouco só todos os dias, ou por um período mais longo em dias escolhidos na semana, já funciona. E isso não quer dizer que você precisa se trancar no quarto (o que também é muito bom). Você pode estar sozinho em uma cafeteria que garanta pouco barulho, em um parque, um jardim e por aí vai..

A ideia de “ficar sozinho” é desfrutar da própria companhia. Evite praticar atividades que ocupem sua mente com outras coisas que não sejam você mesmo. Estar só e sentir a si mesmo é uma excelente maneira de praticar a reflexão e a interiorização. Há quanto tempo você não faz isso? Que tal começar hoje?

Prefira o silêncio

Você pode gostar de ouvir música ou ler um livro para ficar sozinho. Mas ao praticar o total silêncio permite que o efeito de praticar a solitude seja muito melhor. Experimente sentar-se num banco de uma praça ou parque e fique simplesmente observando as pessoas ao redor. É um bom começo para desconectar seus pensamentos de qualquer preocupação.

Evite falar. Apenas ouça o ambiente. Admire os detalhes. Observe tudo o que está acontecendo e foque apenas nisso: você apreciando a vida. Eu já fiz isso várias vezes e posso afirmar que a paz interior é uma grande recompensa desta prática.

Admire sua trajetória e valorize-a sempre!

Que tal reservar um tempo para você admirar sua trajetória de vida? Refiro-me a você valorizar quem você é. A vida, não é fácil de ser vivida por ninguém. Portanto, lembre-se. Passe a olhar para todas suas conquistas, todas suas lutas e vitórias diante de tantas adversidades pelas quais passamos. De onde viemos e como conseguimos chegar até aqui. Alguns vão pensar que fracassaram. Não é verdade. Coloque as adversidades que teve de vencer, os obstáculos que teve de superar para chegar aonde chegou. Ter vivido e chegado aonde chegou é uma vitória que você conquistou. Valorize-a! Valorize-se!

Conheça seu interior

Sabe quando você encontra uma pessoa e fica interessado em conhece-la melhor? Você faz perguntas, certo? E que tal fazer estas mesmas perguntas a si mesmo? Você pode até ir mais longe nas perguntas, porque não precisará mentir. Sabe aquelas coisas que você gosta de fazer quando não tem ninguém olhando? É isso que te define!

Seria bem divertido fazer uma “autoentrevista” para se conhecer melhor. Aqui vai uma sugestão de perguntas para te ajudar:

  • Há algo que você sempre teve vontade, mas ainda não fez? Por que não realizou essa sua vontade até agora?
  • O que você evita fazer com receio do que as pessoas vão pensar? Por que?
  • Qual foi a última coisa que te envergonhou? Ficou com vergonha de alguém ou de você mesmo?
  • Quais foram as últimas coisas que te fizeram chorar/rir de verdade?
  • Se dinheiro não importasse, qual seria o trabalho dos seus sonhos?
  • Qual seria a maior loucura que você faria se pudesse?
  • Se você tivesse apenas mais um dia de vida, o que faria?
  • Lembre-se de quando era criança e busque em sua memória do que você gostava, do que te deixava extremamente feliz.

Não precisa seguir este roteiro à risca, faça suas próprias perguntas. Às vezes só paramos para pensar sobre certas coisas quando outras pessoas nos perguntam. Mas evite perguntas-padrão do tipo “o que faria se ganhasse na loteria” – isso é horrível, pergunte-se aquilo que te faça pensar, que te ajude a descobrir quem é você de verdade.

Solitude = autoconhecimento + autoconfiança

Quando você aprender a gostar de si mesmo e a desfrutar sua própria companhia tudo ficará melhor; sua vida, seus relacionamentos, seus pensamentos etc. O autoconhecimento e a autoconfiança são qualidades que se conquista ao praticar a solitude. Esta prática é uma das melhores coisas que você pode fazer consigo.

Mas não confunda solitude com solidão, pois são bem diferentes. Uma está ligada à liberdade e paz, enquanto a outra apenas traz sofrimento e dependência.  Falarei mais sobre este aspecto no post da próxima semana.

Mas me conte, você pratica a solitude? Às vezes fazemos isso sem nem perceber, mas ter consciência desta prática pode deixar tudo ainda melhor. Compartilhe sua experiência ou opiniões com todos aqui no espaço de comentários.

Te espero no próximo post!

3 comentários em “Como praticar a Solitude?”

  1. Meu nome é Cibele, eu sou uma amiga de infância do Urania, e fiquei muito feliz em reencontra-lo depois de muitos, muitos anos.
    Sobre a solitude, tem a dizer que a pratico ha muitos anos.
    uma forma dela é a meditação através da Yoga.
    Outra são passeios longos de Bike ou a pé, horas na natureza… preciso destes momentos para recarregar minhas energias.

    1. Excelente seu testemunho, querida Cibele! Ótimo exemplo de que cada um deve encontrar o melhor caminho para a pratica da solitude.
      O caminho que nos dá maior prazer, tranquilidade e que nos permite acessar nosso íntimo, de forma efetiva, para nos autoconhecermos melhor.
      Obrigado pela sua participação e testemunho!

  2. Boa noite tô querendo me encontra com solitude tive um término de relacionamento e me abalou bastante me encontro no meio termo mais bate a recaída p solidão as vezes isso me deixa muito mal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *