Escrevendo o post anterior, quando falei sobre ambientes de trabalho tóxicos, me veio outra questão à mente, que vale ser discutida aqui. Você está verdadeiramente contente, entusiasmado e feliz com sua carreira?
Lembra de todos os posts que escrevi sobre tomada de decisão? Seu atual momento profissional é o resultado de suas próprias decisões e escolhas, certo? Quando você escolheu sua carreira, estava focado no dinheiro ou naquilo que lhe fazia sentido, lhe dava prazer e tinha verdadeiro propósito?
Aquela conhecida frase “faça o que te faz feliz” precisa ser levada em consideração sempre. Afinal, como já dizia Confúcio, “escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. Se você se questiona se é possível viver melhor, saiba que você deu o primeiro passo para mudar e sair daquilo que te incomoda, desestimula e, eventualmente, te impede de viver sua vida mais plena e prejudica sua saúde física e mental.
Uma pergunta que você DEVE responder
Gosto de complementar o pensamento de Confúcio com algo que levo comigo e que muitos de nós fazemos certa confusão, até pela educação que tivemos.
Você tem um trabalho que faça sentido para você ou um emprego? Já pensou alguma vez nisso? Quantas pessoas neste mundo são educadas, conduzidas e valorizadas por acreditar que devem ficar felizes por terem um emprego? Aquele velho jargão: “um bom emprego”?
Jamais entre no modo “deixe a vida me levar”. Jamais escolha uma profissão ou um emprego apenas porque é valorizado pelos outros e pensando apenas no lado financeiro. Já acompanhei diversos profissionais e, acredite, ninguém aguenta muito tempo trabalhando em algo que não gera o menor brilho nos olhos, não propicia o menor entusiasmo.
A energia vital começa a cair, de forma vertiginosa, à medida que você insiste em continuar trabalhando em algo que não lhe faz sentido.
Como ser feliz com sua carreira
Quer saber qual é a principal fórmula para alcançar a satisfação no trabalho? Em 2007, a Universidade de Chicago descobriu que basta dedicar suas horas a algo que é verdadeiramente coerente e compatível com suas paixões, habilidades e interesses pessoais.
Os profissionais mais felizes têm orgulho e sentem uma profunda conexão com o que fazem, sem, necessariamente, obterem salários milionários ou livre acesso às altas camadas da sociedade. Sem nenhum demérito a altos executivos e àqueles que conquistaram posições de destaque na sociedade, pois todas as organizações precisam de líderes, principalmente se forem empreendedores competentes e tiverem forte formação de caráter.
Mas o que importa é que, como comprovou a pesquisa, se você tem alinhamento e coerência com suas paixões, com sua essência, você fica plenamente satisfeito com o que faz. Fica verdadeiramente feliz com sua carreira. Assim você não vê qualquer necessidade de buscar excessos materiais que vise algum tipo de compensação.
Quem se sente insatisfeito, desanimado, desmotivado e cansado com seu momento profissional, precisa revitalizar a própria carreira. É o momento de descobrir novos caminhos e possibilidades de conectar seus valores, interesses e suas habilidades com o trabalho. Para isso é preciso dedicar-se ao autoconhecimento e ter coragem de mudar o que for preciso.
Seja sincero consigo mesmo e responda: sua carreira te faz contente e entusiasmado? Seja justo com a empresa onde trabalha. Será que você não está prejudicando o desenvolvimento da organização? As empresas só conseguem crescer quando seus funcionários estão felizes, produtivos e interessados em realizar um bom trabalho. Não devemos prejudicar, seja qual for a organização, e nem a nós mesmos, é claro!
Nos próximos posts falarei um pouco mais sobre carreira e este momento de mudança. Acompanhe e deixe seus comentários!
Trabalhar e amar a profissão escolhida faz toda a diferença em nossas vidas . Sou muito feliz em ter escolhido a minha profissão de compradora, ser compradora é ser desafiada todos os dias, é administrar e contar com urgências e emergências, imprevistos, todos os dias há algo a se aprender. Cada redução conquistada é uma realização pessoal, amo minha profissão e tenho ”um olhar de dono” em cada compra realizada.
Olá Patricia, bom dia!
Sensacional seu testemunho. Veja o que uma boa escolha e decisão tomada pela sua essência é capaz de fazer.
Te leva a amar a sua escolha – a sua profissão. Parabéns pela condução do seu caminho!