primeira-decisao-de-carreira-fase-dificil

Uma fase difícil: a primeira decisão de carreira

Já refletimos juntos, aqui no blog, sobre alguns aspectos de carreira, tanto na visão dos profissionais quanto na visão das empresas. Mas percebi que deixei uma lacuna aberta nisso tudo. Agora vou aproveitar para conversar um pouco com os mais jovens, para tentar ajuda-los a passar por uma das fases mais complicadas, que é tomar a primeira decisão de carreira.

Geralmente isso acontece exatamente no momento em que se alcança a maioridade e, como todos, o jovem é obrigado a escolher uma carreira. Alguns já sabem desde cedo o que desejam (será?), mas, para outros, pode ser uma decisão muito complicada. É nesta fase que os jovens precisam de orientação bem estruturada e completa, para que possam escolher seu futuro profissional.

primeira-decisao-de-carreira-fase-dificil Imagem: Freepik

Qual é a primeira decisão de carreira?

Isso depende muito. Há jovens que começam a trabalhar desde cedo e já se identificam com alguma área de atuação, bastando escolher apenas a profissão desejada. Mas há também os jovens que passam pela pressão de escolher uma faculdade, sem nunca terem trabalhado antes, e nem sabem por onde começar.

E sabe por que a primeira decisão de carreira é tão difícil? Porque ela acontece em um período no qual os jovens têm pouco conhecimento sobre si mesmo. Por isso coloquei aquela pequena pergunta destacada acima “será?”.

Me lembro muito bem quando passei por esta fase e desejei, profundamente, que alguém pudesse me ajudar. Claro que algumas pessoas próximas, que gostavam de mim, me deram dicas de que eu levava jeito para isso ou para aquilo. Porém, estas orientações diziam muito pouco para mim e, com certeza, eram superficiais, ainda que as pessoas à minha volta desejassem o melhor para mim.

Mas sabe o que você aprende? Que a decisão é exclusivamente sua e de mais ninguém! Ao mesmo tempo, não devemos contar com a sorte, é claro. Portanto, é muito importante receber orientações de um profissional nesse processo, que o fará pensar mais, refletir sobre todos os aspectos envolvidos na escolha e tomada de decisão pela carreira ou mais de uma carreira.

Portanto, se possível, busque uma verdadeira orientação de carreira, com um terapeuta ou coaching (que prefiro definir como aconselhamento personalizado), por exemplo. Enfim, a primeira decisão de carreira é bastante complicada. Mas, como eu sempre gosto de lembrar, criei uma metodologia que pode ajudar e está tudo resumido nos posts:

Como tomar esta grande decisão?

O mais importante que você deve fazer é refletir. E refletir muito! Aconselho a leitura dos posts citados acima, que irão ajudar e te guiar por esta indispensável reflexão. E esse processo todo deve ser feito para que conheça profundamente a si mesmo e consiga identificar, com facilidade, quais opções combinam mais com você.

Depois de refletir, é hora de buscar informações para tirar todas as dúvidas que podem surgir sobre as carreiras que achar interessante. Ou seja, primeiro conheça a si mesmo, para depois tentar entender quais carreiras são mais interessantes. E fique tranquilo, porque nos próximos posts darei dicas que ajudarão a superar este enorme desafio.

Por enquanto, peço que releia os posts indicados acima, que reflita profundamente. E fique à vontade para deixar sua opinião/dúvida no espaço de comentários abaixo. Nos próximos posts darei orientações específicas no processo de decisão de sua carreira. Continue acompanhando o blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *