Uma coisa é fato, o mercado está carente de empresas direcionadas a propósitos. E muito possivelmente a maioria dos líderes, gestores e empresários não têm ideia da importância de ter propósitos bem definidos em suas empresas.
Esta é a questão! Se sua empresa ainda não reconhece seus propósitos, obviamente não os comunica e está mais do que na hora de descobrir quais são eles. Esta é a razão de sucesso das empresas que conhecem seus propósitos e os comunica de maneira alinhada e coerente aos mais variados públicos – pode acreditar!
O que são estes tais propósitos para empresas?
Geralmente são os propósitos que fazem uma empresa nascer. Estão ligados aos valores de seus fundadores e, é claro, à sua missão e visão de futuro. Os propósitos são exatamente as razões pelas quais a empresa faz o que faz. Ou seja, os propósitos determinam o porquê de uma empresa realizar suas atividades no mercado.
Alguns exemplos: porquê uma empresa de catering funcional e natural escolhe vender alimentos 100% naturais, porquê um laboratório se dedica e descobrir a cura de doenças e outro a produtos de beleza, porquê uma empresa se dedica a oferecer consultoria financeira a pessoas físicas e outras a pessoas jurídicas etc.
Se analisarmos a fundo, muitas empresas nascem “pelo avesso”, como me arrisco a dizer. No sentido de que são criadas com foco no produto ou serviço que desejam oferecer e, às vezes, nem sabem a razão de oferecerem aquilo que oferecem. E dizer que a razão é obter lucro não se sustenta por muito tempo. Lucro é consequência e resultado de um trabalho bem feito. A razão e o propósito, mais uma vez, são as respostas sobre o porquê você faz o que faz.
Uma empresa que é criada para oferecer soluções para seus potenciais clientes, consegue identificar seus propósitos facilmente.
Agora, a empresa que nasce pensando apenas em seus produtos/serviços (eventualmente imitando algum outro “player”) terá mais dificuldade em estabelecer propósitos bem definidos. Para ilustrar melhor, aqui vai mais um exemplo: você vende água porque é sempre fácil obter lucro, ou você vende água fresca e rica em sais minerais para matar a sede e manter a saúde dos clientes?
Esta maneira de pensar faz com que a comunicação que sua empresa faz de seus produtos e serviços ao mercado e aos seus colaboradores seja uma só. Pelo simples fato de que a empresa comunicará o verdadeiro propósito de sua existência. Também de sua origem, de sua missão, visão de futuro e de seus valores.
Como estabelecer propósitos bem definidos
Agora que você já entendeu o que são propósitos, também fica mais fácil entender que existe certa dificuldade em criar propósitos em uma empresa que nasceu sem nunca ter pensando sobre isto antes.
Mas nunca é tarde e sempre é possível identificar o que gerou o nascimento de uma boa ideia, de um ótimo produto ou de um serviço prestado com excelência. Este propósito está contido nas mentes de seus fundadores, bastando traduzi-los em qual a missão, visão e valores da empresa. Aspecto importantíssimo desta identificação: o comportamento alinhado aos propósitos da empresa de seus controladores – empresários, executivos e gestores. De nada adianta a alta gestão falar e não dar o exemplo!
Confúcio dizia que uma imagem vale mais que mil palavras e imagem tem seu correspondente em ação, em exemplo. Fazendo um paralelo: uma ação e um exemplo alinhados, valem mais do que mil palavras.
E isso basta?
Não, não basta definir qual o(s) propósito(s) da empresa e seus executivos agirem de maneira alinhada. De nada valem sem comunica-lo(s) adequada e sistematicamente em todos os níveis da organização, bem como revisá-lo(s) sempre. É importante que haja uma adaptação do negócio em questão à evolução de mercado, mudanças culturais e regulatórias.
Portanto, é importante destacar que os propósitos bem definidos e comunicados claramente é a ferramenta que mais promove o engajamento de colaboradores. Mas falarei mais sobre isso no próximo post.
Por hora peço que você deixe sua opinião no espaço de comentários abaixo. Continue acompanhando o blog para não perder nada!
Adorei! Vou mostrar ao Fábio
Olá Jaqueline, bom dia!
Muito obrigado pelo retorno positivo. Espero que este post sensibilize seu chefe.
Será ótimo para uma boa mudança do clima na organização.
Boa sorte!