preciso-escolher-uma-profissao

Socorro! Preciso escolher uma profissão!

Foi assim que me senti quando tinha meus 16 anos. Se você é jovem, na faixa entre 16 e 22 anos, com certeza está passando por este dilema. Mas já quero começar te tranquilizando, porque não, não é nada fácil escolher uma profissão. Portanto, este não é um problema só seu.

Claro que existem aqueles que sabem o que querem desde quando eram crianças, ou pensam que sabem porque desejam ser o que seus pais são, tentando agrada-los, imitando-os, sem saber exatamente o porquê. Os pais, em geral, ficam felizes, pois traz conforto saber que seu filho está buscando a mesma área profissional e assim poderá ajuda-lo. Mas isso não faz bem para você. Você deve buscar aquilo que deseja baseado no primeiro e segundo posts desta série. Saiba que a maioria dos jovens sempre passa por esse perrengue da escolha de uma profissão.

Eu disse “problema” no parágrafo inicial, mas talvez seja uma expressão errada. Não é problema ficar em dúvida, ainda mais quando isso envolve seu futuro, sua vida. Problema é escolher uma profissão sem pensar, só por ter que escolher, ou em função da profissão dos pais, e depois se arrepender por anos a fio. Então muita calma, pois você está fazendo a coisa certa! Continue avaliando suas opções, suas consequências e sobre a vida que você quer ter nos próximos anos. Conheça-te bem e escolha. Busque saber exatamente quem você é e só aí decida.

preciso-escolher-uma-profissao Imagem: Freepik

Nas últimas semanas publiquei uma série de posts aqui no blog para dar uma luz para quem está passando pela fase do primeiro emprego, início de carreira, faculdade e tudo mais. Agora quero encerrar esta série com algumas reflexões adicionais…

O que eu fiz para escolher uma profissão

É muito importante deixar claro que, mesmo refletindo muito, sua escolha não precisa ser definitiva. Você pode trocar de curso, migrar de carreira e começar tudo de novo, sempre que achar necessário; e nunca será tarde para isso! Eu mesmo tive um começo curioso.

Quando jovem, queria se aviador e piloto comercial. Lembro-me que tirei brevê antes mesmo de tirar carta de motorista, aos 17 anos de idade. Adorava voar! Adoro até hoje assuntos da aeronáutica e fico maravilhado com o mundo da aviação e dos pilotos. Porém, vejam só o que aconteceu comigo e confesso que foi sem querer, foi intuitivo, pois não sabia bem o que estava fazendo.

Comecei a observar como era a vida dos pilotos. Viajavam muito, é claro. Não paravam em suas casas, trocavam o dia pela noite, tinham cem por cento de sua disposição para a empresa, assim que convocados, mesmo que não fosse sua escala e se tratasse de uma emergência por falta de um colega ou quebra de aeronave em outro país e por aí vai. Percebi que eu dava grande valor à família, a ter a vida um pouco mais sob meu controle, a estar mais com filhos e esposa, mesmo sem os ter ainda. Estes valores eram maiores do que minha adoração pelo mundo da aviação.

Resolvi então fazer administração de empresas, dada minhas habilidades comerciais que eram sentidas e vividas desde muito jovem. Me formei, me pós-graduei e vejam só onde vim parar… Oferecendo serviços de aconselhamento personalizado, dando palestras sobre como melhorar o processo de escolha e tomada de decisões e, ainda, escrevendo em um blog e um livro!

Então, meu caro, não entre em desespero e nem se entregue à pressão que seus familiares, amigos e até a sociedade podem fazer sobre você. Avalie tudo com calma, siga pelo caminho que acredita ser o melhor e faça tudo no seu tempo!

Como ajudei meus filhos

Se você ainda não leu, vá agora no post anterior e confira todas as informações e reflexões que compartilhei sobre a primeira decisão de carreira. É uma fase realmente difícil e precisamos lidar com este momento com toda atenção. Lembro muito bem da dificuldade que tive quando passei por esta fase. E, lembro mais ainda, quando meus filhos viveram este dilema.

Busquei interferir o menos possível na decisão de carreira de meus filhos que são dois. Acordado com minha esposa, buscamos orientação de carreira para ambos com um profissional em aconselhamento personalizado, como orientei no primeiro post desta série. Foi excelente.

Meu filho mais velho tinha muita dúvida de qual carreira seguir. Orientado de maneira adequada, ele decidiu pela graduação em administração de empresas. Minha filha, dois anos mais nova que meu filho, optou por cinema, assim que chegou seu momento de decidir pela carreira. Diferente de meu filho, ela sabia, desde idade mais jovem, que queria cinema e o aconselhamento lhe serviu para dar certeza a mim e à minha esposa, pois achávamos, à época, que ela estava cometendo um equívoco.

Resultado disso é que percebo que tenho dois filhos leves naquilo em que trabalham e se divertem em suas profissões. O que os pais podem querer de melhor a seus filhos e para si? Ver seus filhos cuidando de suas vidas com entusiasmo de viver! Isso é ótimo, certo?

Um recado aos pais

Aos pais, nesta fase, o mais aconselhável é dar o máximo de ouvidos e apoio aos seus filhos, procurando estimulá-los a pensar nas consequências das possíveis escolhas de carreira que eles possam estar considerando. Os pais devem fazer isso sem indução, sem ameaças, sem querer escolher o que acham melhor para seus filhos, sem querer realizar seus sonhos nos seus filhos e sem condicioná-los a uma escolha baseada no dinheiro ou status que esta ou aquela profissão pode trazer em detrimento de outra.

O dinheiro será consequência em fazer bem feito aquilo que se faz com amor, com alegria, com leveza e entusiasmo. Sobre este aspecto, vale ainda lembrar que o mundo está se transformando em velocidade extraordinária. Portanto, o que pode parecer que hoje traria recompensas maiores, como riqueza, por exemplo, é algo falso, pois quem pode controlar o acaso, o fortuito, o imprevisível e imponderável?

Um recado aos jovens

Enfim, acredito que esta fase que você vive agora, jovem, pode ser “leve”. Nada de ficar se cobrando demais, se pressionando demais. Conheça a si mesmo primeiro, descubra seus talentos e seus prazeres e depois vá atrás de mais informações de carreiras que combinam com o seu verdadeiro “eu”. E, se precisar de ajuda, conte comigo!

Volte sempre para acompanhar o blog e aproveite para deixar sua opinião. Estou sempre tentando escrever posts bacanas para todos que se interessam por decisões, escolhas, carreira e desenvolvimento pessoal. Sua visita e participação são sempre importantes para mim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *