A vida parece ainda mais corrida atualmente que há alguns anos. Esse sentimento pode ser causado por conta que a divisão de tarefas no mundo on e offline começou a aflorar nas pessoas aquela sensação: Muita coisa para fazer, pouco tempo para cumprir.
É comum que, mentalmente, antes de sair de casa, repassamos todos os afazeres do dia (levar os filhos para escola, trabalhar, almoçar, procurar uma receita nova para o jantar, buscar as crianças na escola, preparar o jantar em família, hora de dormir).
Só nessa lista, comum para todos, qualquer pessoa, pode ter esquecido outros cinco tópicos do que deveria ter feito e não fez. Em nenhum momento o sujeito parou para planejar as férias ou, quem sabe, visitar os parentes em outro estado ou em sua própria cidade. No turbilhão dos momentos mais intensos da vida, – no caos, o planejamento de longo prazo pode ser difícil.
Agora, cheguei aonde desejava: antes de pensar lá na frente, que tal planejar muito bem o hoje? Faça uma lista com até 10 itens que você precisa fazer diariamente para que tudo flua com mais tranquilidade. Se passar desse número, passe para o outro dia e assim sucessivamente. Você é fã de aplicativos? Existem alguns como o Wunderlist ou Trello que permitem criar listas de tarefas. Para os mais tradicionais, crie uma planilha do Excel focada nos hábitos diários ou anote em caderno. Eu adoro fazer minha lista diária em caderno pois não existe nada que me dê mais satisfação do que ticar os itens à medida que vou me “livrando” deles.
Divida em quatro tópicos:
Aspecto profissional – Existe alguma grande reunião no dia? Você precisa conversar com algum colaborador? Você pode contribuir de alguma forma para melhorar o ambiente de
trabalho? São questões que você pode abordar ao preencher a planilha.
Aspecto relacionamento – Pensar em maneiras de estar mais próximo da sua família, atividades em conjunto, ida e volta da escola, alguma viagem no fim de semana. Para os solteiros, é legal dar uma procurada em novos lugares da cidade para conhecer as pessoas.
Aspecto saúde – Deixar sinalizado na sua planilha os dias de treino, corrida, natação, dança ou outra atividade. Não esqueça de marcar a terapia, pois cuidar a saúde mental é tão necessária quanto a física.
Aspecto espiritual – Não é preciso ter uma crença em si, mas sinalizar um momento de auto conexão e meditação ajuda muito a entender alguns momentos pessoais. Abstrair-se pode ser um salva-vidas restaurando alguma ordem e equilíbrio em tempos desordenados e desequilibrados.
Dividindo a lista nesses tópicos, você mescla tarefas agradáveis e outras nem tanto e outras mais difíceis. Fazendo isso, você equilibra seu estado emocional, tornando seu dia mais agradável. Tente e você verá!
E mais: os hábitos e tarefas diários ou semanais (aqueles de curto e médio prazos), alinhados com seus objetivos de longo prazo, te manterão no caminho certo, abrindo espaço precioso para você pensar no futuro e focar no longo prazo. Experimente a fórmula! É infalível!