Você fica desmotivado de ir trabalhar todas as manhãs? Ou sente que está olhando o relógio o dia todo, apenas observando os minutos passarem?
Seja qual for o sinal, se você não sentir que está fazendo o trabalho que ama, pode ser a hora de mudar de carreira. Mas, antes de jogar tudo pelos ares e sair do emprego, você deve pensar cuidadosamente, para ter certeza de que está tomando a decisão certa. E se preparar para tornar a transição o mais suave possível.
A questão mais importante a se pensar é: É hora de uma mudança de emprego ou uma mudança de carreira? Você precisa estabelecer se é o lugar, o trabalho em si ou como está a sua vida que te faz se sentir desconfortável. Você poderia ser feliz fazendo seu trabalho, mas em outro lugar? Ou esse trabalho sempre o deixará deprimido, subvalorizado e sobrecarregado? Se for esse o caso, você precisa pensar em mudar de carreira agora.
Para ajudá-lo, reuni alguns pontos de atenção que farão você entender melhor se precisa de uma carreira nova. Confira:
Você está sem energia e se sente eternamente entediado
Ninguém espera ficar super animado no trabalho o dia todo, todos os dias. Todos temos dias em que não temos energia e entusiasmo para dar o nosso melhor. Mas isso não deve ser diário. Podemos achar uma tarefa em particular desagradável, porém, necessária, mas quando achamos todo o nosso trabalho/carreira chato, é hora de mudar. O esgotamento dos níveis de energia também pode ser um sinal de que algo não está certo e que suas variáveis de trabalho precisam ser alteradas.
Você está lá apenas pelo dinheiro
“Amor não se compra” alguém disse isso uma vez. E é o mesmo quando seu coração não está no seu trabalho. Ter dinheiro suficiente para viver e se contentar é muito importante. Mas ganhar muito dinheiro em um emprego que sacrifica sua própria felicidade não vale a pena. Ter uma carreira em que você sente que está seguindo sua paixão e que traz satisfação pessoal e profissional supera todo esse dinheiro. As coisas materiais nunca compensam o tédio, falta de propósito e de entusiasmo pelo seu trabalho, porque mesmo com esses lindos sapatos de grife, você ainda caminha diariamente para o mesmo escritório onde reside o desconforto da sua vida.
Seu trabalho está impactando sua auto-estima
Se você está começando a duvidar de si mesmo e do trabalho que faz, algo dramático precisa mudar. Permanecer em um emprego ou carreira que faça você se sentir mal consigo mesmo nunca valerá a pena, independentemente do salário ou das vantagens. Isso pode afetar seriamente o seu bem-estar emocional a longo prazo e torna impossível concluir qualquer tarefa se sentindo bem. Uma carreira gratificante deve ser um impulso à sua confiança e auto-estima, não o oposto disso.
Você se sente desconectado de suas paixões
Você se sente desconectado do motivo original que iniciou sua carreira. Talvez a criatividade que te atraiu não faça mais parte do seu trabalho e você gaste mais tempo gerenciando contas ou participando de reuniões. Voltar sua reflexão às razões fundamentais pelas quais você começou sua carreira pode te ajudar a decidir essa mudança. Esses valores ainda são o que você procura na sua carreira ou foram mudando na medida em que você evoluiu e adquiriu mais experiência?