No último post que publiquei, confissões de quem aprendeu a decidir, abri o meu coração. Ao final do post, disse que “decidir, é o que nos move para frente, para a vida e para o sucesso”. Portanto, decidir é se mover! Eu também precisei aprender a lidar com o processo decisório. Precisei aprender a controlar o meu medo e mergulhar de cabeça para fora da minha zona de conforto. Mas e você? Já se perguntou se está pronto para tomar grandes decisões?
Ao ler uma reportagem de capa da revista Exame, me surpreendi com a declaração do presidente da GE, Jeffrey Immelt numa matéria sobre disrupção: “O maior erro é não se mover”. Logo, podemos inferir que o maior erro nas nossas vidas é não decidir. Incrível não é mesmo? Vindo de um executivo com tanta experiência, devemos respeitar sua conclusão acerca do que é importante para nos manter vivos neste mundo de constantes transformações.
Às vezes nos sentimos animados, prontos para enfrentar qualquer situação de peito aberto. Mas aí surgem milhares de escolhas, inseguranças e a paralisia de não saber o que fazer. E então toda a segurança e coragem que você acreditava ter, simplesmente, desaparecem.
Me arrisco a dizer que só está verdadeiramente preparado para tomar grandes decisões aqueles que já passaram por uma situação semelhante anteriormente. Apenas a experiência de vida nos deixa fortes e sensatos. Por isso, antes de responder à pergunta inicial, pergunte a si mesmo: quais grandes decisões eu já tomei em minha vida?
É hora de tomar grandes decisões!
Quer ficar mais preparado ainda? Escreva! Pegue um caderno ou algumas folhas de papel e escreva as suas principais experiências, contando quais foram suas escolhas e os resultados atingidos. Você poderá se surpreender com tudo o que já realizou até hoje!
Depois de registrar tudo fica fácil identificar sua trajetória. E assim será ainda mais fácil saber se a situação que se apresenta para você hoje é realmente difícil. Basta fazer uma comparação e descobrir. Aproveite para reler o post sobre o que são decisões fáceis e difíceis para te ajudar nessa tarefa.
Mas você também pode se preparar! Mesmo que a decisão atual seja a mais complexa que já surgiu em sua vida. Basta não fazer escolhas precipitadas, refletir sempre (principalmente sobre as consequências!) e buscar toda informação e conhecimento que puder.
Aproveite para exercitar a metodologia que fui desvendando ao longo de meus posts aqui do blog, pois ela abrevia, em muito, a necessidade da experiência, de situações vividas – erros e acertos ao longo de uma vida.
Aliás, no próximo post falarei exatamente sobre isso, nossos desafios ao tomar decisões. Faça suas anotações e conte aqui no espaço de comentários o que você descobriu, se está pronto ou não para tomar grandes decisões.
Acompanhe sempre as novidades do blog e te espero nos próximos posts!
É engraçado, pois refletindo um pouco sobre esse processo de decisão, eu só percebi o tamanho e a importância das decisões que tomei, depois de ter decidido.
O que quero dizer é: muitas vezes, fiquei parado sem saber o que fazer, e por medo de tomar a decisão, fui omisso, então percebi que não estava no caminho correto.
Essas reflexões são de extrema importância, para nós tirar da inércia e seguirmos no nosso caminho.
Obrigado por compartilhar!
Edilson, muito obrigado por compartilhar desta sua experiência.
Muito feliz pela sua percepção e por tê-lo feito pensar como você trilhou seu caminho até aqui e como pode ser trilhado de forma mais consciente
daqui para a frente. Muito gratificante!