Problemas de desempenho? Demissão não é a única alternativa

Contratar um novo integrante para a equipe que contribua com experiências diferenciadas, habilidades específicas e ideias inovadoras para a equipe pode levar diversidade à empresa e, consequentemente, propiciar crescimento. No entanto, pode chegar um momento em que esse funcionário não esteja mais fazendo o esforço necessário para continuar progredindo em sua função. Além disso, suas atitudes inadequadas podem se tornar prejudiciais para o restante da companhia. 

Embora dispensar o funcionário possa parecer o melhor jeito de resolver o problema, existem outras maneiras possíveis de resolver a questão antes de partir para o desligamento do funcionário. 

1. Certifique-se de que as expectativas de trabalho sejam claras desde o início

Use os processos de integração e o treinamento para garantir que os novos funcionários saibam quais são as expectativas sobre seu comportamento e seu desempenho. Também avalie os gerentes quanto à capacidade de definir metas claras e de se comunicar de maneira eficaz e contínua com suas equipes. Aproveite as discussões individuais como uma oportunidade para corrigir o curso quando necessário. Essas medidas são eficazes porque atuam como uma prevenção do problema.

2. Tente compreender o ponto de vista do funcionário

Primeiro, o líder deve avaliar se aquele funcionário e seus valores estão alinhados com o propósito da empresa e sua função. Isso o ajuda a observar os possíveis motivos dos problemas. Houve alguma mudança recente nas estratégias? Por que o engajamento mudou? Compreender a visão, os comportamentos e a motivação do funcionário é o primeiro passo para uma verdadeira liderança. A rescisão é apenas uma etapa do gerenciamento que pode ser evitada por meio da comunicação.

3. Crie metas claras e definidas daqui para frente

É interessante utilizar uma disciplina progressiva, a menos que o funcionário tenha feito algo chocante. O gerente deve ser encorajado a conversar com a pessoa para determinar o que está acontecendo e se aquilo pode ser resolvido. O colaborador precisa de uma nova realocação, treinamento ou até, quem sabe, de uma licença? Se a mentoria não ajudar, pode-se passar para um plano de melhoria de desempenho que forneça metas claras e definidas a serem atingidas.

4. Abra um diálogo honesto usando a assistência do RH

O diálogo eficaz é fundamental para encontrar uma solução diante de um funcionário com problemas. Muitas vezes, as turbulências emocionais vividas entre os gerentes e os membros da equipe prejudicam as intervenções apropriadas. Buscar assistência de um mentor ou no próprio RH pode facilitar a conversa e o diálogo necessários para obter um resultado positivo para ambos os lados.

5. Instrua, não reprima

Entender por que um funcionário está tendo problemas com frequência ajudará você a resolver a situação. Comece entendendo o motivo por trás do rendimento negativo. É falta de treinamento? Problemas pessoais que estão afetando seu trabalho? Infraestrutura no escritório ou home office? Ao se trabalhar o pessoal para saber o que está acontecendo, fica mais fácil fornecer suporte e recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *