Já citei alguns desafios anteriormente, mas de maneira resumida e aplicada a qualquer situação. Sei que algumas pessoas procuram ajuda com informações mais completas, especialmente quando se trata das decisões estratégicas no mundo corporativo e dos negócios. E é para isso que escrevi o post de hoje.
Para estas decisões é necessária uma reflexão mais profunda, aplicando o pensamento estratégico e analítico. É mais comum pensar estrategicamente para os negócios e a carreira, entretanto também recomendo aplicar na vida pessoal!
Além dos aspectos mais comuns que citei no post sobre desafios de tomar decisões (não identificar o problema, confiar demais no resultado, ter excesso ou falta de informação e não deixar dúvidas abertas), existem outros mais recorrentes nas decisões estratégicas, como explicarei a seguir.
01. Agilidade para mudar de mentalidade
Talvez este seja o maior desafio a ser enfrentado. Grande parte das escolhas que surgem no mundo dos negócios exige que pensemos deliberada e objetivamente antes de um evento e façamos uma análise imparcial após este evento. Assim, em tarefas repetidas e de curta duração é preciso mudar de mentalidade frequentemente, com eficiência, para garantir o bom desempenho de todas as atividades.
02. Capacidade para influenciar resultados em decisões estratégicas
Dependendo da posição que você ocupa, a maior parte de suas decisões deverão ser tomadas para, literalmente, influenciar os resultados. Neste caso, são necessários confiança e muito otimismo.
E mesmo assim tenha sempre um pensamento versátil, pois pode ser preciso mudar de estratégia para atender futuras necessidades como, por exemplo, quando precisar estipular um tempo de conclusão de um projeto, ou definir novas embalagens dos seus produtos (elas podem não dar certo e você precisará refazer o trabalho).
03. Confiança para fazer apostas competitivas
Nem sempre o sucesso é garantido pelo alto desempenho interno, ele também depende de como você avalia e se relaciona com o mercado. Pode ser fundamental, por exemplo, antecipar as ações dos seus concorrentes e tomar decisões rápidas e mais inovadoras. Os riscos precisam ser assumidos e a confiança precisa estar em ótimo nível.
04. Missão, visão e valores corporativos
Muito importante ter sempre em vista os valores empresariais, bem como a missão e visão do negócio que está gerindo. Estes elementos são fortes aliados para o processo de tomada de decisões empresariais estratégicas. São declarações que apoiam e norteiam nosso pensamento para a melhor decisão e movimento estratégico empresarial.
Também existem muitos outros desafios que poderiam ser citados aqui, mas quero focar apenas nos mais importantes e comuns. Se você tiver mais sugestões e ideias, compartilhe no espaço de comentários e não esqueça de acompanhar o blog para não perder nada.
Até a próxima semana!