O momento pós-pandemia não trará apenas traumas e memórias difíceis. Estudos conduzidos por uma empresa americana de pesquisa e análise de mercado chamada The Harris Poll, reuniu 55 pesquisas com mais de 114.000 entrevistados que mostraram uma nova lista de prioridades da população para o futuro.
Segundo as pesquisas, 64% dos participantes dizem que o pior já passou, percentual que apresentou melhora em relação a levantamentos realizados no início do ano. Além disso, 58% das pessoas apontam que conseguem ver “ luz no fim do túnel”, um visível avanço em relação ao início do ano, quando 71% das pessoas pensavam que o pior ainda estava por vir.
As respostas também indicam que os entrevistados passaram a valorizar o que é mais importante para eles, com 41% das pessoas dizendo que descobriram “as coisas na vida que realmente importam” e 46% apontam: “Aprendi a gostar das pequenas coisas”.
Muitos estão reconsiderando as suas carreiras. Dos entrevistados, 43% disseram que a carreira é mais importante agora do que antes da pandemia. Essa redefinição de prioridades fez com que alguns repensassem a satisfação com seus empregos atuais, com 23% dizendo que é mais provável abandonarem seus empregos em comparação com antes da pandemia. Esse sentimento é mais prevalente entre os homens (27%) e naqueles com idades entre 18 e 34 anos (30%). As pessoas também estão sendo tomadas por um maior espírito empreendedor, com 26% dizendo que têm mais probabilidade de abrir um negócio agora. Esse sentimento foi mais predominante na faixa etária entre 18 e 44 anos (42%).
O trabalho é fundamental para contribuir com nossas habilidades, talentos e dons, fornecendo um propósito mais amplo. O “efeito lufada de ar fresco”, detectado nas pesquisas, sugere que podemos estar sentindo um desejo de expandir nossas contribuições profissionais ou encontrar uma “grama mais verde” em outra organização. Este é um momento para todos os tipos de novos começos, inclusive no campo profissional.
Todos nós podemos nos reinventar. O importante é prosseguirmos com otimismo e esperança. Explorar lugares desconhecidos, desenvolver habilidades, experimentar novas experiências e expandir nossas carreiras são ações que podem aumentar a riqueza da nova experiência. Mas, ainda mais significativo, é que estamos com as conexões renovadas com o nosso pessoal, nova intencionalidade em relação ao nosso bem-estar, e com a resiliência expandida. Todas essas premissas sugerem um futuro muito brilhante para todos nós.