Temos discutido muito sobre o processo decisório aqui no blog e esta é uma das decisões que mais podem transformar a sua vida, especialmente seu trabalho e sua carreira. Alguma vez você já se perguntou quando e por que deve investir em coaching?
Eu prefiro trabalhar o coaching como aconselhamento personalizado, pois é exatamente isso: um processo integralmente direcionado para que cada um alcance seus objetivos, SEUS SONHOS, com ações práticas e foco em soluções eficientes. E isso não tem nada a ver com terapia e nem psicanálise! Tem a ver com um planejamento estratégico pessoal e não deixar que você se sinta sozinho num processo de mudança!
Você deve investir em coaching quando:
Tiver dúvidas sobre seus caminhos
A dúvida é inerente ao ser humano e elas sempre existirão. Já destaquei em outro post a importância de não aceitar influências externas em suas decisões, mas um suporte profissional qualificado de aconselhamento é seguro e eficaz. Você será guiado a lidar com suas próprias escolhas e a tomar melhores decisões, estabelecendo a melhor rota para o caminho que deseja trilhar, seja na vida pessoal ou profissional.
Sentir necessidade de mudança
Quem está insatisfeito precisa mudar. Entretanto, algumas pessoas têm resistência a mudanças ou preferem nem pensar a respeito, porque têm medo do que pode acontecer. MEDO de sair da sua zona conforto! O ego vai te fazer sentir MEDO! Este medo geralmente surge em função do desconhecido, da falta de informação, pelo medo de se conhecer melhor, de admitir quem verdadeiramente você é! O aconselhamento personalizado poderá te ajudar a visualizar o processo de mudança de maneira prática, objetiva e estabelecer metas claramente atingíveis.
Precisar fazer as coisas darem certo
Você já começou um projeto e nunca terminou, ou não conseguiu concluir como desejava? O coaching te ajuda a planejar e estabelecer metas, manter a disciplina e o comprometimento, pelo acompanhamento individualizado.
Como funciona o aconselhamento personalizado?
Basicamente, eu recomendo uma análise minuciosa das principais dificuldades que existam. Este diagnóstico permite traçar objetivos reais e contribui para a criação do plano de ação. Feito isso, iniciamos a aplicação das ações, que incluirão um novo modelo decisório de acordo com a realidade e o perfil de cada um.
Podemos estruturar o aconselhamento personalizado, basicamente, em cinco estágios:
- Diagnóstico e análise;
- Desenvolvimento de metodologia que será empregada, adequando-a ao perfil e realidade da pessoa;
- Organização de metas e definição de prioridades;
- Aplicação da metodologia para otimizar todas as ações necessárias;
- Acompanhamento de resultados.
Por onde começar?
Vai depender muito da sua necessidade atual. Depois que você decidir investir em coaching, ou aconselhamento personalizado, o mais importante será encontrar um profissional qualificado. Peça indicações de amigos, busque informações sobre as realizações do profissional e converse bastante, para tirar dúvidas e encontrar alguém realmente preparado.
Quais os benefícios de investir em coaching?
São muitos! Mas para citar alguns, você:
- Terá mais segurança de si mesmo.
- Trabalhará com objetivos e metas reais.
- Aprenderá a ser uma pessoa mais disciplinada.
- Desenvolverá atitudes corretas para tomar melhores decisões.
- Aprenderá técnicas para administrar seu tempo e realizar todas as tarefas necessárias.
- Não terá mais dificuldades para finalizar projetos.
- Desenvolverá seu autoconhecimento e suas habilidades.
- Perceberá que as mudanças desejadas são consequências naturais de todo o processo.
- E conseguirá realizar seu sonho!
Eu até poderia citar mais benefícios aqui, mas a lista ficaria imensa.
Para finalizar, é muito importante deixar claro que o aconselhamento personalizado é um trabalho em quatro mãos. Um bom profissional será aquele que te motivará a criar suas próprias respostas e soluções e o ensinará a andar sozinho, pois, só assim, você aprenderá a agir diferente e de maneira autônoma, não dependente!
Gostou do post? Conte no espaço de comentários sobre sua experiência, suas dúvidas e outras ideias que tenha sobre este assunto. Sua opinião é sempre importante para mim!
Uranio,
Muito relevante o entendimento da importância desse processo de coaching. O aconselhamento personalizado nos ajuda a enxergar os pontos cegos sobre nós mesmos, e nos faz ampliar a visão para a tomada de decisão, sem os sofrimentos e dúvidas que nos deparamos nesse momento, porque somos carentes do autoconhecimento.
Parabéns!!!!
Obrigado Cícero. É isso mesmo.
O aconselhamento personalizado nos convida ao autoconhecimento e entendermos melhor como se processam nossas reações.
Conhecendo e aprendendo mais sobre nós mesmos, sabemos como lidar melhor com a vida e o mundo que nos cerca e nossas escolhas.