Você sabe a importância de tirar um tempo para refletir, não apenas sobre questões pessoais, mas, também, sobre seu momento e suas escolhas no trabalho?
Consegue dizer quais foram as melhores decisões profissionais de sua vida? Às vezes deixamos tudo tão no automático que nem sabemos dizer como viemos parar onde estamos hoje.
Muitas vezes é importante que você escreva de maneira bem objetiva, quais foram os momentos em sua carreira que você realmente fez a diferença para seu desenvolvimento, incluindo o que estudou e em que se especializou. Isso permite descrever com propriedade sobre suas qualidades e realizações quando lhe perguntarem, além de você se conhecer melhor, ao lembrar-se de suas competências, habilidades e qualidades que o (a) diferencia.
Da mesma maneira, procure lembrar quando sua escolha foi equivocada e porque, pois isso dará a consciência necessária para não cometer erros semelhantes. Portanto, reflita e escreva cada um dos estágios relevantes de sua carreira, para ter consciência de seu real valor e não fantasia-la. É um ótimo exercício de autoconhecimento de que tanto falamos e que desejo tanto que você pratique.
O que enfrentar depois de tomar uma decisão
Trago esta reflexão à tona porque, mesmo que eu já tenha explicado diversas vezes os tipos de escolhas que surgem em nossas vidas, algumas pessoas ainda pensam que é fácil tomar decisões por este ou aquele caminho. E pode até ser, dependendo da situação. Mas não se pode esquecer que o difícil de uma decisão mal tomada é enfrentar as consequências.
Sempre precisamos buscar posicionar muito bem nossas decisões, seguindo nossos valores, buscando o máximo de consciência do caminho que estamos por tomar. Caso o caminho tenha se mostrado equivocado, isso nos ajuda a enfrentar as consequências, a corrigir rumos, absorver frustrações etc.
Vamos lembrar também que não devemos ficar empurrando o “depois”. A ideia de “depois vejo o que faço” não pode acontecer. É preciso planejar, mirar no futuro e desenhar o caminho que almeja. Principalmente quando estamos falando de carreira!
É assustador saber que a grande maioria das pessoas jamais pensa no que deseja SER. Quais são seus anseios, quais são os assuntos que lhe traz interesse, do que gosta de fazer no lazer e, por isso, nem ao menos realiza um plano para seu desenvolvimento profissional. Também é importante identificar aquilo que não gosta, o que lhe traz desconforto, o que não lhe diz respeito. Tudo te ajuda a se posicionar diante da vida que você está planejando em sua carreira.
Portanto, antes de qualquer outra escolha, a decisão mais importante que você pode tomar é se autoconhecer muito bem e com isso, estabelecer seu objetivo, seu propósito, e traçar metas para alcançar o status profissional que deseja. Assim como as empresas, precisamos, também, definir nossa visão, nossos valores e nossa missão. Afinal, é mais fácil atingir o sucesso quando se sabe onde quer chegar!
As melhores decisões profissionais
Agora que você já conhece seu propósito, traçou objetivos e definiu metas, aqui vão algumas sugestões para ter sempre em mente, mas vale deixar claro que esta lista não é regra! Ou seja, esteja à vontade para criar a sua própria lista de decisões que te guiarão no desenvolvimento de sua carreira.
Vamos a elas:
- Escolha uma carreira, profissão ou função que te faça feliz. Em outras palavras: trabalhe com aquilo que você gosta de verdade. Não há nada pior do que passar anos exercendo atividades chatas para você e, mesmo que discorde, esta é sim uma decisão sua! Você é responsável por escolher em qual área e em qual função irá trabalhar. Se não estiver feliz tome uma decisão e mude!
- Esteja preparado para o futuro. Quem não estuda e não se atualiza fica parado no tempo e, por consequência, não vê evolução na carreira. Se você está há muito tempo na mesma empresa, com o mesmo cargo e as mesmas funções, talvez você esteja estacionado em sua zona de conforto. Aprenda sempre, desafie seu conhecimento e pratique novas habilidades. Só é reconhecido quem se esforça!
- Realize networking. Esta também é uma das coisas mais importantes! Só alcança o verdadeiro sucesso quem é bem relacionado. Entretanto, lembre-se que a ideia não é sair fazendo amigos em todos os lugares. Mas, sim criar conexões e alimentar laços profissionais saudáveis. E quando digo laços saudáveis falo sobre relacionamentos verdadeiros de ajuda mútua, de compartilhar informações, de cooperação mútua e por aí vai. Fuja de conexões baseadas apenas no interesse!
Resumindo, é isso! Gostaria de acrescentar algo mais à lista? Deixe sua opinião no espaço de comentários abaixo e continue acompanhando o blog!