O futuro do trabalho foi transformado para sempre pelos eventos de 2020. Embora muitas empresas tenham sido rápidas para se adaptar com novas estratégias no início da pandemia, é fundamental que os líderes agora mudem seu foco para projetar o trabalho com visão de longo prazo. Uma vez que retornar às velhas formas de fazer negócios pós-pandemia provavelmente não funcionarão mais. Estamos falando de colaboradores que agora esperam e exigem mais do trabalho, como algo que lhes tragam sentido, – propósito e, consequentemente, isso exigirá mais atenção dos empregadores.
A liderança, portanto também passa por transformação, exigindo novas abordagens e táticas. Dada a gravidade e o impacto da pandemia nos trabalhadores e nas empresas, os líderes devem se concentrar em um conjunto básico de princípios à medida que redesenham o futuro do trabalho.
A confiança e a transparência continuam sendo componentes essenciais de uma liderança impactante. A medida que os líderes continuam impulsionando suas organizações durante as crises atuais, eles continuarão a formar a base da recuperação e do crescimento dos negócios. A confiança é um aspecto crítico na construção de relacionamentos com sua força de trabalho. Enquanto o futuro continua a evoluir e permanece incerto, os líderes têm a oportunidade de capturar, ou recapturar a lealdade e a confiança de sua força de trabalho por meio da transparência de informações e cumprimento de promessas e expectativas.
Compaixão e empatia são aspectos críticos da liderança à medida que as empresas e a sociedade iniciam o longo processo de recuperação. 2020 colocou um microscópio sobre as necessidades da força de trabalho do ponto de vista humano. Trabalho remoto, quarentena social e familiar, transição para a educação remota, preconceito e injustiças dos mais variados tipos e bem-estar emocional geral. Cada vez mais os líderes têm a responsabilidade de liderar com empatia e compaixão para realmente demonstrar sua compreensão real do contexto. Criando programas e um ambiente de trabalho que apoie o bem-estar financeiro, emocional e social de seus funcionários.
A transformação digital continua a se expandir exponencialmente e, cada vez mais, a força de trabalho prefere continuar trabalhando remotamente mesmo após a pandemia. Para capacitar ainda mais a força de trabalho e maximizar a produtividade, os líderes devem adotar novas tecnologias. Bem como formas digitais de trabalhar e colaborar para incentivar a produtividade e o envolvimento, preservando a segurança e a flexibilidade.
Estamos em uma posição fantástica para abrir um novo caminho. Devemos abraçar esta oportunidade para o bem de nossos negócios, comunidades e força de trabalho. Portanto, enfrentemos com coragem a nova realidade.