A IMPORTÂNCIA DO LIVRO PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Um dos temas mais discutidos atualmente no Brasil é a educação.

Isso, porque diante das inúmeras reformas e mudanças na política, incluindo a recém-troca do Ministro da Educação, a população tem notado a necessidade de trazer o tema à tona.

 

E por ser um tema extremamente abrangente e estar sempre pauta, o que geralmente vem na cabeça das pessoas quando o assunto é levantado é a questão da literatura no Brasil.

 

Como já divulguei aqui no meu blog, em 2016, de acordo com a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. Muitos são os fatores que influenciam nesta estatística, no entanto, muitas outras ferramentas estão surgindo para reverter este cenário.

 

De acordo com a plataforma de biblioteca digital Árvore de Livros, personalizada para escolas, empresas educacionais e instituições públicas, 56% dos brasileiros já são leitores assíduos, no entanto, esse número poderia ser maior se eles consumissem livros on-line, os chamados e-Books, o que atualmente representa apenas 15% deste total.

 

Ao contrário do que muitos previam, o fim do livro de papel está longe de acontecer – tanto no Brasil, como no mundo.

O que na verdade resulta é que um formato complementa o outro, e durante o boom que o livro digital apresentou, há cerca de uma década, as vendas dos livros impressos também subiram.

 

No atual momento em que o mercado editorial enfrenta uma crise financeira, as obras em formato eletrônico também vêm sofrendo. A parcela que conquistou o Brasil nesse setor ainda é pequena: aproximadamente 2% do total de vendas. Isso, porém, não desestimula aqueles que sabem que o suporte é economicamente interessante e deve revolucionar a distribuição e consumo de livros, e continuam investindo na produção destas obras.

 

E foi nesse contexto, para fomentar a leitura prática, que vi na minha própria experiência como gestor de empresas, uma oportunidade de inspirar jovens e adolescentes a refletir mais sobre suas escolhas e a tomarem melhores decisões: lancei o livro ‘A Contrapartida’, meu primeiro livro físico e digital.

 

A decisão de divulgar o livro tanto em papel, como em formato de e-book, tem a ver com os próprios pontos mencionados ao longo desse texto.

Visto que um é complementar ao outro, os e-Books têm despertado o interesse de marcas, empreendedores e leitores comuns em todo o mundo, por sua facilidade de compartilhamento, a disponibilidade ampliada e o baixo custo de distribuição.

 

Sobre o ‘A Contrapartida’

 

A história gira em torno do menino Tavinho, um jovem que para não frustrar a mãe e honrar a memória do pai, que foi vítima da violência da cidade de São Paulo, opta por ‘cortar caminhos’ durante sua adolescência. Com a ‘ajuda’ de sua governanta, Iaúna – nascida em uma tribo indígena já extinta, ele aceita tomar o elixir da sabedoria.

 

No entanto, a decisão para se tornar mais astuto, com raciocínio mais ágil, com uma inteligência acima da média, a princípio inofensiva, resulta em sérias consequências que colocam em xeque o futuro do personagem e de todos à sua volta. Como pano de fundo, a obra destaca a importância das escolhas e decisões, bem como as consequências geradas por elas.

 

Você se interessou pelo livro? Aproveitando o gancho que eu falei tanto de e-book por aqui, você pode comprar o seu livro digital (ou físico também) no site da Amazon —-> https://amzn.to/2G929EH.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *