Formatura na pandemia: existe momento certo?

Sabemos que a vida de estudante já não é nada fácil, no meio de uma pandemia então… E com a volta às aulas uma questão que está deixando os universitários de cabelo em pé é a tão sonhada colação de grau, além, é claro, do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) a distância. Os estudantes que se formaram no meio do ano precisaram se adequar à nova realidade. Postergando a colação de grau ou, como algumas instituições de ensino superior têm feito, adotar ao modelo de cerimônia virtual, seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do MEC (Ministério da Educação). Mas, como ainda há indicação para o isolamento, a preocupação se volta para quem vai se formar no final do ano. 

A adaptação ao método online de colação de grau é o que vem auxiliando os formandos e as universidades a realizar a formatura, de forma segura, preservando os protocolos de higiene e o distanciamento. 

Esse é um momento de usar toda a capacidade de resiliência e focar no objetivo final, mesmo com todos desafios diários, sabemos que cada estudante tem uma realidade diferente. Nem todos possuem suporte emocional e financeiro adequado. Com a pandemia e o isolamento as necessidades se multiplicaram. Isso exige muito poder de adaptação, para enxergar outras possibilidades. Conversar com pessoas que estão passando pelo mesmo momento, as mesmas incertezas e angústias, podem ajudar a expandir os horizontes nesse momento.

Assim como pode parecer triste e difícil realizar um jantar ou reuniões com pessoas queridas através de plataformas de comunicação via internet, não podemos deixar de encarar o quanto é difícil comemorar estes momentos à distância. Sem poder se abraçar, sem poder se tocar, apertar a mão e sentir o calor das emoções em pessoa.

Manter o foco

Esse é um cenário que realmente não estava nos planos de ninguém. Muitos estudantes já estão estagiando e fica a incerteza da efetivação, ainda mais com o desemprego em alta. Mas de nada adianta se desesperar, o importante é manter o foco. Se preocupar com o agora e continuar se estimulado, buscando sempre oportunidades, novos caminhos e olhar o lado bom das coisas. Se você é estagiário ou aprendiz mantenha o foco e permaneça fazendo o melhor e a se superar, pois, com certeza, o reconhecimento virá, – as pessoas que decidem te olharão com outros olhos. Mas se você está em busca de uma oportunidade, continue fazendo networking, ampliando contatos e se atualizando. Cursos onlines gratuitos estão sendo oferecidos por diversas entidades de todas as categorias, –  inclusive universidades. 

Concluir um curso universitário em plena epidemia mundial pode ser um diferencial aos olhos dos recrutadores e, também, pode ser a oportunidade que as empresas estavam esperando para se reposicionarem com “sangue novo” em suas estruturas. A capacidade de resiliência e adaptação das pessoas está sendo colocada em prática nesses últimos meses. Uranio lembra que muitas competências exercitadas diariamente, desde março, são qualidades buscadas nos processos de seleção. Cabe ao profissional reforçar estas competências e habilidades através de comportamento e experiências vividas. O mercado profissional oferece oportunidades que precisam ser constantemente avaliadas pelo profissional e atendidas de forma proativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *