Ficar no trabalho ou pedir demissão: 4 passos para tomar uma decisão racional

O título desse artigo simboliza uma decisão extremamente difícil.

Uma pesquisa divulgada pela Michael Page, empresa especializada em recrutamento executivo de média e alta gerência, realizada com 1000 executivos no Brasil, revelou que a estagnação ou uma nova oportunidade na carreira são os principais motivos para os profissionais pedirem demissão no trabalho.

De acordo com os dados, uma nova oportunidade de trabalho é citada por 22% dos entrevistados na pesquisa como principal razão para o pedido de demissão. Já sentir-se estagnado e desestimulado são as razões de 17% e 15%, respectivamente, dos entrevistados. Enquanto a insatisfação salarial e a baixa qualidade de vida são citadas por 8% dos profissionais.

Independente da sua razão em particular para estar insatisfeito com o trabalho, o fato que sempre reforço é que sempre temos que isolar emoção da razão e tomar a decisão correta. Esse é o segredo.

Um estudo conduzido pela CEB, consultoria de negócios e pesquisas, agora, do grupo Gartner, e publicada na “Harvard Business Review”, revelou que na maioria dos casos o pedido de demissão é precipitado. A falta de oportunidade de crescimento dentro da empresa e o não reconhecimento de superiores, segundo a pesquisa, é o que leva a maioria dos colaboradores brasileiros a pedirem a demissão precipitadamente quando se completa mais de um ano no emprego, seja desde que entrou na empresa, ou em um cargo novo.

No entanto, existem momentos que realmente nós começamos a perder a nossa capacidade de lidar com certos fatos que, às vezes, as empresas nos impõem: são chamados os ambientes tóxicos. Leia o post: Não se sujeite a um ambiente de trabalho tóxico (https://uraniobonoldi.com/blog/nao-se-sujeite-ambiente-de-trabalho-toxico/). Isso é facilmente identificado quando não conseguimos ter um grau de confiança suficiente para continuar exercendo a nossa função em um determinado trabalho.

Quando isso acontece é preciso uma verdadeira mudança, uma vez que acabamos gastando muito mais tempo em tentar atenuar esses efeitos da falta de confiança, do que efetivamente estar trabalhando nos propósitos daquela empresa. E quais são as alternativas desta transformação? Abrir um negócio, trocar de carreira ou procurar uma nova empresa? Pode ser uma série de oportunidades que você pode estar vislumbrando diante de você. E como escolher por uma dessas opções de forma racional? Veja aqui quatro passos:

Passo 1 – Tenha uma reserva financeira

Uma reserva financeira de pelo menos um ano e meio é o suficiente para você fazer essa transição. Isso garante tranquilidade – seja para um negócio novo, seja para buscar uma nova empresa, ou para fazer uma transição de carreira.

Passo 2 – Busque pessoas que passaram por estas experiências

Estar insatisfeito com o trabalho é uma realidade para grande parte dos brasileiros, mas fazer alguma movimentação para melhorar a situação é raridade. Paralizados pelo medo e a garantia de uma estabilidade financeira, muitos preferem ficar infelizes a realizar uma mudança.

Mas para toda regra há uma exceção: converse e procure pessoas que passaram por estas experiências de transição de carreira ou de montagem de negócio próprio. Tenho certeza de que vai te ajudar a esclarecer várias dúvidas. Aproveite também para incrementar seu networking.

Passo 3 –Não desista, persevere

Já sabe o que você quer? Por mais difícil que possa parecer, não desista! Persevere. Lembre-se que escolhas estão no campo das alternativas e nada acontece! A decisão está no campo da atitude, da ação! Portanto, decida pela alternativa que mais lhe faz sentido, vá em frente e persevere! Estou seguro que com um pouco de paciência é possível alcançar qualquer objetivo. Já pensou sobre isso?

Passo 4 –Seja flexível com o que a vida te proporciona

Muitas vezes, as oportunidades que surgem, não são exatamente aquilo que você imaginava ou tinha ideia que lhe aparecesse pela frente, em função de sua especialidade, em função de sua experiência. Lembre-se! Controlamos muito pouco de nossas vidas! Por isso, nestes casos, procure ver se a sua mudança está ligada a seus atributos e valores e continue em frente!

Então, está tudo alinhado com seus valores? Planeje e vá em busca dos seus sonhos. Quer saber mais sobre o assunto? Convido você a conhecer o meu canal no YouTube e assistir o vídeo “Trabalho: ficar ou pedir demissão?” —> https://bit.ly/2wS4tv0.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *