Criatividade na pandemia: é possível?

A criatividade é um fenômeno misterioso. Embora existam pessoas que afirmam que possuem técnicas para isso, para a maioria de nós, o acesso ao fluxo criativo pode ser passageiro e aleatório. Às vezes, uma idéia aparece do nada, totalmente pronta, e você precisa correr para anotar no seu notebook, celular ou em um pedaço de papel para não esquecer. Outras vezes, você se tortura em sua mesa por horas rascunhando e acaba  fazendo qualquer coisa apenas para não sair de mãos vazias. E esse era o caso antes mesmo do COVID-19.

No momento, muitos de nós estamos ficando a maior parte do tempo em casa para proteger a nós mesmos e as pessoas que gostamos da propagação do novo coronavírus. No que diz respeito à criatividade, existem prós e contras que acompanham essa nova fase que estamos vivendo. Por um lado, você pode ter mais tempo para criar; por outro lado, se você está tendo problemas para se concentrar ou se sente preso pela angústia, ansiedade ou medo, estar em casa pode ser um desafio.

Então, será que é possível ser criativo em meio a esse cenário conturbado? A resposta é sim! Vou compartilhar algumas dicas para ajudar a impulsionar seus espíritos criativos durante esse período:

Busque inspiração

Não entre direto na zona de criação. Antes mesmo de começar a criar, dedique um tempo para se inspirar, seja com um podcast, uma conversa com um colega, assistir a um TED Talk ou ler um livro inspirador. Se aqueça como um atleta faz antes de uma competição. Experimente várias atividades e entenda o que funciona para você! Então, faça disso o seu novo sistema de inspiração e integre-o à sua rotina.

Aprenda algo novo

Se você estiver enfrentando um bloqueio criativo, considere adotar uma abordagem diferente para acessar sua inspiração. Em vez de tentar fazer algo que está acostumado, tente aprender algo novo. Você pode encontrar vídeos de instruções de qualquer coisa no YouTube. Se você é músico, aprenda uma nova escala musical ou então, se é ilustrador, tente uma nova técnica. O mundo inteiro está ao nosso alcance via Internet hoje em dia. Talvez sua nova habilidade ou um novo conhecimento te leve à sua próxima grande ideia e, se não, o aprendizado é sempre um tempo bem gasto, – qualquer coisa para manter a ansiedade e o tédio afastados.

Não se cobre tanto

Faça outras coisas também, procrastinação nem sempre tem que ser o vilão da história. Agora tudo é completamente diferente; é um momento sensível e único e, portanto, requer uma abordagem única. E abraçar o ato de “não fazer nada” pode ser a chave. Não há problema em não fazer nada produtivo ou criativo ou qualquer coisa que você “deva ser” ou fazer em tempos normais. Tudo bem se você precisar de algum tempo para se ajustar ou se recuperar emocionalmente. 

Cuide de você

Quando você não está se sentindo bem, fica mais difícil ser criativo. Cuide de você e do seu corpo primeiro. Praticar exercícios físicos faz você se sentir melhor tanto com seu corpo quanto em sua mente. Coma mais alimentos frescos e saudáveis; Tire um tempo para meditar e durma o suficiente, mesmo que não esteja no seu ciclo de sono habitual; Limite o consumo de notícias, tanto da mídia convencional quanto de redes sociais. Manter o seu bem estar garantirá o seu melhor quando for a hora de ser criativo.

Conecte-se com outras pessoas

Se você está se esforçando para se motivar a fazer algo criativo no momento, uma ótima maneira de fazer isso é colaborar – com alguém que você já conhece ou com quem você estava planejando fazer isso há um tempo. Envie uma mensagem para eles, configure uma reunião do Zoom e veja o que acontece – mesmo que seja apenas para se divertir criando algo novo, sem compromisso. Busque inspiração no trabalho de outras pessoas que admira ou converse com amigos em comum que têm a mesma paixão que você. Não deixe que o fato de ficar preso em casa o impeça de criar com outras pessoas. A Internet é literalmente a melhor ferramenta já criada para conectar e compartilhar coisas com pessoas. Isso pode lembrá-lo dos objetivos que você tinha, o que queria fazer e o quanto já fez para alcançá-los – e começar a trazer de volta o desejo mais forte de ser criativo novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *