O mercado de trabalho mudou bastante. A digitalização das empresas ampliou diversas áreas e criou novos segmentos de atuação. Em resposta a isso, vários trabalhadores passaram a questionar seus empregos e investir em novas carreiras, o que nem sempre é uma tarefa simples.
Segundo especialistas em desenvolvimento de carreira, é essencial que o profissional tenha domínio das competências que possui que podem possibilitar uma transição. No livro “Next Move, Best Move” (“Próximo Passo, O Melhor Passo”, em tradução livre) a autora e especialista Kimberly Cummings descreve como fazer uma “auditoria” de habilidades adquiridas em cada função desempenhada ao longo da vida. Kimberly defende que você deve separar as competências a partir do que você quer ou não continuar usando no futuro.
Descobrindo suas habilidades
A autora ensina um modelo que você pode usar para colocar em prática essa auditoria de habilidades, embora, é claro, você também possa usar apenas um caderno e uma caneta. O importante é que você seja capaz de realizar uma avaliação precisa das habilidades que você já adquiriu e também das que você deseja desenvolver na sua futura carreira. Kimberly recomenda as seguintes perguntas:
- Quais são as principais habilidades que você adquiriu ao longo de sua carreira?
- Quais habilidades você considera seus pontos fortes?
- Que habilidades o ajudaram a obter os melhores resultados?
- Que habilidades se vê ensinando aos outros?
- No seu futuro profissional, quais habilidades você prefere não usar?
- E quais habilidades você deseja usar em sua próxima função?
“Depois de responder a essas perguntas, você deve ter uma lista clara das habilidades transferíveis que você gostaria de continuar a usar em sua carreira”, escreve a especialista.
Demanda de habilidades
Não apenas as habilidades sociais estão entre as mais transferíveis, mas também entre as mais solicitadas. Uma análise realizada há alguns anos pela plataforma de aprendizado Udemy descreveu as competências mais valiosas no mercado de trabalho atualmente. Elas incluem:
- Conflito de gestão;
- Gerenciamento de tempo;
- Gerenciamento de estresse;
- Habilidades de comunicação;
- Atendimento ao cliente;
- Inteligência emocional;
- Narrativa;
- Mudar a gestão.
Compreender não apenas as habilidades transferíveis que você possui, mas também as que são consideradas valiosas em uma grande variedade de profissões, provavelmente será importante em um futuro do trabalho onde teremos várias carreiras diferentes. Ser capaz de ligar os pontos entre eles e entender o que pode ser aplicado de maneira nova é uma habilidade que por si só será cada vez mais importante.