Competências socioemocionais: as cinco habilidades mais importantes para os próximos seis meses

Competências socioemocionais são um conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com as emoções. Elas estão ligadas à nossa capacidade de conviver, conhecer, ser e trabalhar. Não é à toa que as empresas estão em busca de profissionais que saibam se relacionar bem: níveis mais altos dessas competências trazem benefícios para a carreira, principalmente no que diz respeito à capacidade de liderança.

Saber como agir diante de situações complexas que envolvem tomadas de decisões difíceis é algo valorizado pelas empresas – e para isso, o profissional precisa estar em dia com as competências socioemocionais, afinal, resolver os problemas de maneira a garantir um ambiente mais leve para todos os colaboradores exige boa saúde mental e certas habilidades. Mas quais são elas?

Cinco habilidades para os próximos seis meses

Recentemente, a pesquisa “Série Global Stakeholder – O Futuro do Trabalho, Agora”, divulgada no último mês, mostrou quais são as cinco habilidades socioemocionais mais importantes para os próximos seis meses no Brasil e no mundo. Para os cerca de 2 mil brasileiros ouvidos pela pesquisa, adaptabilidade, colaboração, resiliência, criatividade e empatia são indispensáveis para crescer profissionalmente. Agora, com o Covid-19, tais competências são ainda mais valorizadas.

Adaptabilidade

Como o mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico, a constante mudança demanda dos colaboradores o desenvolvimento de uma maior capacidade adaptativa, mas sempre respeitando os próprios alicerces. 

Colaboração

Saber trabalhar em equipe também é fundamental – a ajuda mútua permite uma maior aprendizagem e consequentemente, maior produtividade com melhores resultados. 

Resiliência

O desenvolvimento da resiliência, principalmente em cargos de liderança, onde há mais pressão, é essencial. Portanto, trabalhe a sua capacidade de superar adversidades todos os dias.

Criatividade

Construir alternativas, trazer ideias inovadoras ao ambiente de trabalho, diversificar o repertório com novas propostas e táticas. Tudo isso é positivo tanto para os colaboradores quanto para os clientes, já que demonstra que a empresa está sempre em movimento.

Empatia

Ao compreender as emoções de outra pessoa e se colocar no lugar dela, a relação com os outros colaboradores se torna mais harmoniosa. Ouvir as pessoas, tratá-las bem, demonstrar mais interesse no que estão desenvolvendo são algumas formas de ser mais empático.

Em um mundo que vive em constante mudança, aprender a lidar melhor com as próprias emoções e aplicar tal aprendizado no dia a dia é um caminho para crescer tanto profissionalmente quanto para ter um maior autoconhecimento. Afinal, o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é indispensável para viver de maneira mais plena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *