É um momento assustador agora – você certamente não precisa que eu lhe diga isso! Mas, com medo e ansiedade, ocorre uma diminuição na produtividade, e é com isso que espero ajudá-lo.
Para diminuir o estresse e permanecer produtivo, é mais importante do que nunca escolher ativamente a calma em vez do pânico. Eu sei que é mais fácil falar do que fazer. Sair dessa mentalidade negativa quando somos arrastados para ela é um desafio e tanto. Mas precisamos manter a calma e o foco, se quisermos superar esse momento difícil. Aqui estão alguns conselhos sobre como permanecer produtivo durante esse período de incertezas.
Seja realista sobre o que você pode alcançar
Um dia inteiro trabalhando em casa pode parecer cheio de possibilidades. Mas, cuidado! Não caia na armadilha de ser ambicioso demais. Em vez disso, seja realista, assim possivelmente você pode alcançar mais do que deseja e se sentirá satisfeito, em vez de decepcionado.
Estabeleça uma rotina
Tenha uma rotina – semelhante à que você tinha antes do isolamento. Acione um alarme e tenha um hábito ou ritual matinal consistente. Procure, também, se vestir como se você estivesse indo para o escritório. Qualquer coisa que lhe dê a sensação de que você não está em casa é bem vindo. Resista a tentação de ficar de pijama ou roupas confortáveis de fim de semana ao longo dos dias de isolamento.
Priorize: faça menos, mas faça melhor
Aproveite esse tempo para fazer algo que esteja vinculado ao seu negócio ou objetivo de carreira. Use o isolamento em seu benefício. Pesquisas mostram que adicionar algum tipo de limitação pode realmente aprimorar seu foco, para que você possa explorar profundamente um pensamento criativo. É isso mesmo, as restrições podem nos direcionar a tirar o melhor proveito do que já temos. Tente usar o tempo fora do escritório para trabalhar no projeto que você continua deixando de lado. Seja iniciar um livro ou conversar com antigos clientes com os quais não se conecta há tempos, – você pode até passar a achar que essa interrupção na nossa programação regular se torne uma vantagem.
Não esqueça de fazer intervalos
No escritório, seu dia pode ter várias pausas, mesmo que pequenas. Desde reuniões a bate-papos próximos a máquina de café, intervalos para almoço e até mesmo idas ao banheiro, mas quando você está sentado em casa sozinho, sem interação cara a cara, pode ser fácil trabalhar por longos períodos ininterruptos.
Você pode, por exemplo, trabalhar em tempos de 45 a 60 minutos focado, seguidos de uma pequena pausa. Essa pode ser uma maneira eficaz de interromper o dia e manter seus níveis de concentração.
Gerencie distrações
Estar em um escritório também nos dá um número limitado de maneiras de se distrair, mas quando você começa a trabalhar em um novo ambiente (especialmente um ambiente muito familiar), pode ser fácil deixar-se distrair. É importante gerenciar de maneira proativa as coisas que podem interromper seu foco. Comece organizando um lugar ou cômodo adequado, silencioso e com menos distrações possíveis, nada de trabalhar no sofá ou em frente a televisão. Para poder se distrair, siga a dica anterior: faça intervalos. Uma mudança de cenário é tudo o que precisamos para dar um tempo ao nosso cérebro e manter o foco.
Mantenha-se conectado
Parte do desafio de produtividade no isolamento vem da perda da conexão humana que você tem com seus colegas, sua equipe e outras pessoas em toda a empresa. Uma das maiores dificuldades dos trabalhadores remotos é a solidão. Você tem um melhor amigo no trabalho? Mantenha esse relacionamento. Você normalmente se comunica, – algumas vezes ao dia quando ambos estão no escritório. Mantenha essa rotina, trabalhar em casa não significa que você não deve socializar com ninguém. Crie oportunidades para se socializar no seu dia, faça ligações para os colegas em vez de sempre enviar mensagens por e-mail ou WhatsApp. Eles podem ter muito a acrescentar no trabalho ou tarefa que você está se dedicando.