Como os líderes podem encorajar amizades dentro de sua equipe remota

Sem dúvida, um dos benefícios de um ambiente de escritório é a capacidade de sair com nossos amigos do trabalho. Para a maioria de nós, o trabalho é onde nos conectamos com alguém que levanta nosso ânimo e torna o dia muito mais agradável. Além disso, elas também desempenham um papel importante no aumento da eficácia da equipe. Se você questionar isso, reúna um grupo de pessoas que realmente não gostam umas das outras, dê a elas uma tarefa complicada para realizar e observe o resultado.

Existem tantos motivos pelos quais as amizades de trabalho realmente importam, mas como você alimenta ou até mesmo cultiva uma amizade de trabalho em uma equipe remota?

Uma coisa que esta pandemia Covid-19 ensinou a praticamente todo mundo é a importância de ser criativo e flexível, e essas habilidades se tornam extremamente importantes aqui. Sim, podemos cultivar essas amizades no trabalho remotamente – mas talvez precisemos fazer isso de uma maneira diferente.

Certamente, a abordagem pode ser diferente dependendo do nível de relacionamento existente antes dessa mudança para o trabalho remoto, então selecione as técnicas que melhor se adaptam à situação particular da sua empresa. Se você é um líder tentando encorajar amizades dentro da equipe, aqui estão algumas técnicas que podem ajudar.

Reconheça a importância das amizades

O primeiro passo para encorajar amizades de trabalho é reconhecer sua importância e desestigmatizar quaisquer conceitos negativos sobre a conexão com outras pessoas. Os líderes têm um papel importante a desempenhar, enfatizando a importância das amizades de trabalho com suas equipes. Fale sobre amizade, incentive, conte sua própria experiência de como isso foi útil para você. Passe algum tempo destacando todos os recursos de sua empresa que podem ajudar os membros de sua equipe a se sentirem mais conectados: grupos de conversa, clubes do livro, eventos online, etc.

Incentive “encontros de amizade”

As amizades podem se desenvolver de forma bastante natural e orgânica para alguns, mas podem ser bastante difíceis de cultivar para outros – particularmente aqueles que podem ser mais novos na equipe, naturalmente mais introvertidos ou aqueles com menos em comum com outros. Obviamente, o trabalho remoto nos rouba todos aqueles momentos de construção de amizade ao longo do dia – brincadeiras antes do início da reunião, piadas na sala de descanso ou conversas rápidas durante um passeio de elevador compartilhado. 

Infelizmente, sem essas oportunidades aleatórias de conexão diária, os relacionamentos podem atrofiar facilmente ou simplesmente não decolar sem um “empurrãozinho”. Para resolver este problema, ofereça-se para marcar encontros virtuais para aqueles que gostariam de se conectar a outro membro da equipe uma vez por semana com o único propósito de se conhecerem melhor. 

Atribua co-líderes para projetos ou tarefas

Outra abordagem que os líderes podem usar para encorajar amizades de trabalho é atribuir certas tarefas ou projetos a duas pessoas que co-lideram em vez de uma única pessoa. Obviamente, essa prática não funcionaria bem para certas tarefas, mas para outras pode ser uma ótima maneira para dois membros da equipe se unirem durante o processo  de um projeto que se estende por algumas semanas ou meses. Esta estratégia pode ser particularmente eficaz para membros da equipe que normalmente não trabalhariam juntos ou podem não ter muito em comum. A tarefa / objetivo comum dá a eles um sentido de comunidade e, muitas vezes, a construção do relacionamento ocorre de forma bastante orgânica, como resultado da necessidade de se conectar regularmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *