Em resposta às incertezas apresentadas pelo Covid-19, muitas empresas pediram que seus funcionários trabalhassem remotamente. Mas, para os líderes cujas equipes normalmente compartilham um escritório, isso pode apresentar uma série de novos desafios: como liderar efetivamente quando os funcionários se cumprimentam com mensagens instantâneas em vez de apertos de mão? Ou quando as reuniões são realizadas via plataformas de vídeo em vez de presenciais? Como monitorar os resultados de forma eficaz?
Liderar uma equipe remota pode ser assustador, especialmente se for a primeira vez que você o fizer e não tiver muito tempo para se preparar. Então, se esse é o seu caso, esta lista de dicas ajudará você a configurar a sua equipe para o sucesso:
Faça um acompanhamento diário
Uma das coisas mais difíceis de trabalhar em casa, especialmente se você está acostumado a um ambiente de escritório, é a sensação de solidão e isolamento que pode surgir. Por isso, confira como está o andamento das atividades e como estão as pessoas da sua equipe. Quando possível faça chamadas individuais e de preferência via vídeo. Conversas telefônicas, e-mail e mensagens podem não ser o suficiente nesse momento. Isso porque, sua equipe precisa vê-lo e você precisa vê-los. A boa notícia é que serviços como o Zoom, Whereby ou Hangouts em equipe do Google tornam isso relativamente fácil. O objetivo é simples – defina a agenda e forneça o feedback e os recursos que seus membros da equipe precisam.
Comunicação e clareza
Ao fazer a transição para uma equipe remota, os líderes devem priorizar o desenvolvimento de limites e diretrizes claros. Na sua forma mais básica, isso envolve ajudar os colaboradores a delinear sua disponibilidade: quando eles estarão trabalhando; como podem ser alcançados para diferentes necessidades; e como eles enfrentarão desafios, como cuidar dos filhos, por exemplo.
Os líderes também devem compartilhar métricas novas e mensuráveis de monitoramento, pois não poderão mais julgar a eficácia dos funcionários com base nas horas passadas no escritório. Esclarecer as metas e papéis de cada um, garante que todos entendam os objetivos das equipes, seus papéis individuais e como cada pessoa contribui para o resultado. Isso também os ajuda a entender quando podem recorrer aos colegas, ao invés do líder, ajudando-o a não ficar sobrecarregado.
Use a tecnologia a seu favor
Como líder, seu trabalho é manter sua equipe conectada. As ferramentas de comunicação são uma maneira simples de manter todos envolvidos. Embora o email e as mensagens de texto possam ser uma solução de curto prazo, ferramentas como When I Work, Trello, Zoom ou Microsoft Teams são muito mais adequadas para colaboração e comunicação. Algumas dessas ferramentas de colaboração estão disponíveis gratuitamente.
Verifique se sua equipe tem a infraestrutura de tecnologia necessária para realizar o trabalho. Se de repente você tiver uma equipe de trabalhadores remotos, isso significa que há uma boa chance de que eles precisem de ferramentas como notebooks, software, dispositivos móveis ou até uma conexão de Internet de alta velocidade. Não é plausível supor que todos tenham essas coisas, e é sua responsabilidade como líder garantir isso a eles.
Ofereça incentivo e apoio emocional
Especialmente no contexto de uma mudança abrupta para o trabalho remoto, é importante que os gestores das respectivas áreas reconheçam o estresse, as ansiedades e preocupações dos funcionários e tenham empatia com seus problemas. Se um funcionário está claramente tendo dificuldades, mas não está comunicando, pergunte a ele como está, como se sente, o que está passando. Mesmo uma pergunta geral como: “Como está a situação de trabalho remoto? Está funcionando para você até agora?”. Deixe que o estresse ou as preocupações do funcionário sejam o foco desta conversa.
Uma comunicação clara, comportamento proativo, mensagens positivas, um ouvido atento e maior flexibilidade podem fazer toda a diferença em tempos de crise! Sua empresa e equipes agradecem!