Agora que você já tomou sua decisão é o momento de descobrir como fazer uma transição de carreira. Mas, antes de tudo, recomendo que leia ou releia os meus três últimos posts não se sujeite a um ambiente de trabalho tóxico, você está feliz com sua carreira e quando é a hora de mudar de carreira, para ter certeza se deseja mesmo encarar este desafio.
Tenha em mente que não será fácil e é preciso estar preparado para qualquer tipo de dificuldade. É sempre um começar de novo e muitas vezes encarar o desconhecido. Tomar esta decisão não é fácil e eu o parabenizo por esta coragem! Neste post separei algumas dicas para te ajudar.
Reflita antes de mudar
Para mudar de rumo profissional, antes de iniciar qualquer ação, tenha em mente que:
- É necessário ter uma alta dose de autoconhecimento, pois trocar de carreira só faz sentido se a nova opção estiver realmente alinhada com o seu propósito de vida.
- Ter talento para a nova profissão não é suficiente! Sempre avalie a demanda do mercado e as possibilidades de atuação.
- Não tome decisões por impulso. Se estiver fazendo uma transição de carreira apenas para fugir de dificuldades pessoais, seguir modismo ou tentar um salário mais atraente pare agora mesmo! Caso contrário a frustração será inevitável.
Passo a passo para uma transição de carreira
Pensou bastante? Tem certeza que deseja prosseguir? Então vamos lá!
01. Tenha uma reserva financeira
Esta transição gera alguns custos que deverão ser considerados. Você precisa ter uma reserva baseada em seus gastos para passar pela fase de aprendizado, para dois ou três anos é o ideal. Por isso, planeje! Se você deseja abandonar seu emprego atual, lembre-se que, provavelmente, você irá recomeçar do zero, ou seja, com um cargo menor.
02. Troque experiências
Converse com amigos e familiares que já passaram por uma transição de carreira. Descubra como eles se planejaram, quais dificuldades tiveram que enfrentar e em quanto tempo conseguiram conquistar o que desejavam.
Caso não conheça ninguém com este histórico, vale conversar com profissionais que já atuam na área que você deseja. Eles poderão te indicar os melhores caminhos de aprendizado, o que é mais importante conhecer e em quais locais encontrar oportunidades.
Você também pode investir e se dedicar a um aconselhamento personalizado, como o coaching. Buscar ajuda profissional para te guiar neste processo pode ser muito valioso!
03. Faça networking
Muito provavelmente você precisará criar uma nova rede de contatos. Para isso é interessante fazer cursos e participar de eventos da área, para captar mais informações e fazer networking. Algumas áreas têm valores e procedimento próprios, que poderão dificultar o processo, deixando tudo mais lento do que o esperado. Esteja pronto para isso!
04. Estude, estude, estude e pratique!
Vá atrás do máximo de informações que conseguir. Tente absorver o máximo de conhecimento no menor tempo possível. Quanto mais estudar, maior as chances de ser avaliado novamente como um profissional pleno ou sênior. E não esqueça de praticar tudo o que aprender, pois esta é a única maneira de absorver conhecimento efetivamente.
05. Seja confiante em si mesmo
Só inicie o processo de transição de carreira quando tiver certeza absoluta de que é o que você realmente deseja. Além da confiança, o que também deve te acompanhar é a perseverança. Não desista, se dedique e alcance seu sucesso e felicidade profissional.
06. Seja flexível para o que a vida lhe proporcionar
Vale aqui a experiência que tive, ao fazer uma transição de carreira. Busquei mais conhecimento, tendo feito um MBA para me aprimorar no setor que já conhecia. Busquei empresas do mesmo setor, fiz networking e, qual não foi minha surpresa, recebi uma oportunidade de ouro para mudar de setor, mas onde iria aplicar meus conhecimentos técnicos e aprender coisas novas sobre uma nova indústria. Portanto, sempre com muita reflexão, fique atento e flexível para o novo, desconhecido e imponderável da vida. E aí que podem estar escondidos muitos valores essenciais para a nossa razão de viver.
Agora que você já sabe como iniciar sua transição, faça seu planejamento e vá em busca do seu sonho – sempre se perguntando: porque quero esse sonho? Tenha bem claro o que o motiva para o novo sonho! Espero ter ajudado e desejo boa sorte em seu novo rumo. Conte sempre comigo para o que precisar e não esqueça de contar sua experiência aqui no espaço de comentários!