como-escolher-uma-profissao

Como escolher a profissão certa

Já decidiu o que vai marcar no formulário do Enem ou do vestibular? Parabéns para você que já tomou sua primeira decisão de carreira e escolheu trabalhar na área da saúde, ou exatas, ou humanas etc. Mas você já decidiu também a profissão certa? Em cada carreira existem diversas possibilidades de atuação e este é o segundo passo para definir seu futuro profissional.

como-escolher-a-profissao-certa Imagem: Freepik

Não existe regra nem fórmula mágica para descobrir qual a profissão certa para você. Mas existe um método objetivo para te guiar na tomada de decisões difíceis como esta. Vamos direto ao que interessa:

01. Reserve um tempo para pensar sobre você mesmo. Praticar a solitude pode te ajudar a pensar muito sobre você mesmo, sua vida atual, qual vida quer ter no futuro etc.

Pergunte-se: Como eu me defino? O que me faz feliz? Como é a minha personalidade? Quais são meus pontos fracos e fortes? Quais são meus desejos? Porque tenho esses desejos? Eles são meus mesmo ou desejos dos outros? Não fique sem resposta para cada uma destas perguntas, esgote-as!

02. Identifique as coisas que você mais gosta de fazer no seu tempo livre, estas atividades definem quem você é de verdade. Por exemplo: você gosta mais de tocar violão ou desmontar objetos eletrônicos e ver o que tem por dentro? Ou será que você prefere praticar atividades físicas pesadas ao invés de tentar aprender como fazer um website? Que tipo de assuntos você gosta de ler? Quais livros e histórias te atraem?

Pergunte-se: Quais profissões me permitem usar as habilidades que já tenho? Quais habilidades quero desenvolver? O que eu realmente não gosto de fazer?

03. Tente visualizar o seu futuro. Como você quer estar daqui 5 ou 10 anos? Pense em que você pode estar fazendo, sua vida financeira, sua saúde, sua família e tudo mais.

Pergunte-se: Quero ser bem-sucedido(a) dentro de um escritório ou quero ficar famoso(a) por alguma habilidade que tenho? Quero viajar com frequência ou prefiro algo mais estável? Estou disposto(a) a trabalhar sem horário fixo ou quero ter um expediente bem definido? Quero lidar com grandes responsabilidades ou prefiro ter atividades mais tranquilas, sem fortes pressões?

04. Busque informações! Vá atrás de detalhes sobre cursos disponíveis, faculdades, enfim, sobre o que precisa estudar. Também converse com profissionais das áreas que você está avaliando e tire todas as suas dúvidas, pergunte tudo o que você quer saber sobre dia a dia no trabalho, oportunidades no mercado etc. Informe-se!

Pergunte-se: Eu gosto das disciplinas que fazem parte do curso? Em quais empresas e cargos poderei aplicar o que vou aprender na faculdade? Eu gostaria de fazer o que este profissional faz diariamente? O mercado de trabalho oferece as oportunidades que eu quero?

De maneira bem resumida, estes são os passos que devem guiar sua reflexão. Pense sobre tudo com bastante calma e, para facilitar, anote tudo no papel. Damos mais atenção aos pensamentos quando estamos escrevendo, já que fazer anotações pode ser bastante útil para o seu futuro, bem como ajuda a organizar as perguntas que você deve fazer aos seus interlocutores, a você mesmo e organizá-las numa sequência lógica. Reflita, trace metas, registre suas dúvidas e, mais uma vez, informe-se!

Talvez você descubra mais de uma profissão certa ao seu perfil e futuro desejado. Mas com todos os prós e contras anotados será mais fácil tomar esta decisão.

Não faça deste processo uma tortura, não se pressione ou se deixe pressionar. Tome todo tempo necessário para a decisão de sua profissão. Ainda que isso signifique trabalhar em várias áreas antes de decidir, ou viajar para abrir horizontes, pensar fora de seu círculo de amizades e de família – se isso for possível, é claro.

Boa reflexão! Nos vemos no próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *