Como escapar do esgotamento mental

Relaxar e organizar uma rotina com hábitos saudáveis é fundamental para começar 2021 mais leve

2020 já terminou e com ele metas que ainda não foram cumpridas, pressões no ambiente de trabalho devido à crise econômica causada pelo novo coronavírus, as incertezas em relação ao novo ano… É uma mistura de ansiedade e cobranças sobre o que poderia ter sido e não foi, e também sobre o que ainda está por vir. Como resultado, é um esgotamento mental que pode acabar nos paralisando.

Entre os sintomas mais frequentes do esgotamento mental estão perda da produtividade, irritabilidade, desmotivação, dificuldade de raciocínio e de concentração. Portanto, é importante tentar reverter esse quadro antes de se tornar mais sério, o que pode gerar a necessidade de consultar um médico para ajudar a lidar com a situação caso ela se agrave. 

Para reverter esses casos, adotar boas práticas é fundamental. Aprenda a relaxar – ler um livro, ficar distante das redes sociais, praticar exercícios físicos, assistir um filme… tudo isso nos ajuda a esquecer um pouco dos problemas, o que acalma a mente e nos proporciona mais tranquilidade e discernimento para lidar com o que nos incomoda.

Organizar a rotina também auxilia a lidar com a situação

Ao planejar o que você fará durante o dia, a ansiedade tende a diminuir, já que os horários das atividades estarão pré-estabelecidos. Só não se esqueça de fazer pausas e de não se tornar um escravo do planejamento, afinal, imprevistos podem acontecer. Nesses casos, não se sinta mal. Rotinas podem e devem mudar para não se tornarem maçantes demais de tempos em tempos.

Portanto, manter o equilíbrio é a chave para evitar o esgotamento mental. Novo hábito saudável e o insira no seu dia a dia: seja comer menos doces, ligar todo dia para um amigo diferente para manter o contato, caminhar por 10 minutos, escrever um diário para aprender a lidar melhor com as próprias emoções. Aos poucos, a cada novo hábito adotado, o equilíbrio vai sendo alcançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *