como-desenvolver-um-networking-profissional

Como desenvolver um networking profissional

Já que citei no post anterior, acho importante nos aprofundarmos ainda mais neste assunto. Mas, afinal, o que é networking profissional? É uma maneira de viabilizar a constituição de relacionamentos em seu entorno, criando uma rede de contatos profissionais colaborativa.

E qual a vantagem disso? Na verdade, são muitas: ajuda a desenvolver sua carreira, facilita a obtenção de informações relevantes, aumenta sua visibilidade profissional etc. Enfim, é essencial para quem deseja desenhar uma carreira de sucesso; e isso independe da área na qual estiver atuando no momento. Todos os profissionais podem se beneficiar do networking!

como-desenvolver-um-networking-profissional

Imagem: Freepik
Agora, sabendo disso, que tal começar a criar uma rede e mantê-la ativa daqui para a frente? Há muitas maneiras de fazer isso e hoje em dia ainda contamos com a internet para facilitar ainda mais todo este processo.

Importante:

  • Networking se faz quando se está empregado ou não, de férias e por aí vai. É sempre!
  • Comece cedo! Já começou?
  • Vença a timidez e vença preconceitos! – Sempre há o que aprender em encontros e eventos.

Trabalhe seu networking profissional

Não esqueça que a ideia não é criar uma longa lista de e-mails e telefones! Você deve sim sempre trabalhar para aumentar sua rede, mas não em números e sim em contatos de qualidade. É preciso trocar informações e estar próximo com frequência. Aqui vão algumas dicas do que fazer:

  1. Seja verdadeiramente presente. Sabe aquela pessoa que só lembra que você existe quando precisa de alguma coisa? Não seja assim! Além do mais, sendo presente, você sempre será lembrado quando surgir uma boa oportunidade! Seja colaborativo e atencioso sempre.
  2. Aceite convites para reuniões, palestras e, até mesmo, happy hours. Mesmo que tenha sido convidado em cima da hora. Nunca se sabe quem você poderá conhecer, não é mesmo?
  3. Mantenha suas redes sociais atualizadas, especialmente o LinkedIn. São ótimos canais para manter contato com pessoas que estão distantes de você.
  4. Comunique-se sempre! Troque ideias e opiniões, tanto com quem tem interesses parecidos com os seus quanto com aquelas pessoas que discordam de você. E sempre deixe muito claro quais são seus ideais, projetos e sonhos.
  5. E se você sofre com a timidez, uma boa dica é ter um amigo que sempre te acompanhará e te ajudará a se aproximar de outras pessoas em eventos e encontros. Você até pode ter mais de um, o importante é não faltar nos eventos!

Estas são apenas algumas dicas iniciais. Espero que tenha gostado e ponha tudo em prática, para começar a construir um networking profissional ideal. Ninguém consegue crescer e muito menos evoluir sozinho, por isso é tão importante ser bem relacionado, mas com relações de qualidade.

Conte como você cria sua rede de contatos aqui no espaço de comentários e até o próximo post!

2 comentários em “Como desenvolver um networking profissional”

    1. Obrigado Roberto! Essa é uma grande escolha que merece reflexão:
      Se queremos ter um lugar na sociedade em que vivemos e atuamos,
      precisamos ser vistos, ouvir e sermos ouvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *