Já imaginou estar sentado no seu sofá tomando um café fresquinho enquanto trabalha?
Pois saiba que esse cenário já é muito comum globalmente. Graças aos avanços na tecnologia da comunicação e no acesso à Internet, o Home Office se tornou uma prática bastante aceita em muitos escritórios no Brasil e no mundo.
Existem muitas ferramentas de gerenciamento de projetos colaborativas e de comunicação. O Google Suite, Skype ou Trello, por exemplo, já são altamente usados por profissionais que trabalham remotamente, para compartilhar facilmente arquivos, textos e apresentações. Até salas de vídeo para realizar reuniões com foco no coworking virtual, facilitam essa nova atividade.
Apesar de o Home Office sugerir que se trabalhe de casa, nem sempre o lugar escolhido para realizar o trabalho é a casa das pessoas, mas sim cafés. Muitos preferem esses ambientes ou os, cada vez mais frequentes, espaços de coworking, para produzir. O principal aqui é a importância de ter flexibilidade de escolher lugares diferentes de tempos em tempos. Também de como estabelecimentos que ainda não estão prontos para essa nova forma de trabalhar, devem começar a oferecê-los.
Essa tendência, cada vez mais incorporada pelas empresas, pode trazer muitos benefícios e vantagens. Separei abaixo três pontos:
- Economizar dinheiro: Quando você trabalha em casa, não há despesas com transporte e você pode optar por lugares mais próximos. Muitas vezes o local de trabalho pode ser muito distante ou de difícil acesso. Isso faz com que os gastos de locomoção sejam altos. Outro gasto que pode ser minimizado é o de refeições. Principalmente em cidades grandes ou centros, um almoço pode sair caro. Além de economizar, em casa você consegue se alimentar melhor e cuidar da sua saúde. Certas profissões também demandam roupas formais caras, no Home Office, se quiser, você pode trabalhar mais à vontade.
- Flexibilidade e Produtividade: Você não precisa sair correndo de casa pela manhã para chegar ao escritório a tempo e ainda esquentar a cabeça com o trânsito. Você escolhe seu horário de trabalho, pode fazer pausas a qualquer momento, almoçar quando quiser e ainda tem tempo para marcar consultas médicas, se exercitar ou ir no supermercado quando achar melhor. Dessa maneira, você melhora sua saúde e diminui o nível de estresse, podendo dar 100% de você para o trabalho.
- Passar tempo com a família e amigos: Ter mais tempo para passar com sua família, amigos ou até com o seu pet pode ajudá-lo a se sentir menos estressado, o que tornará um dia de trabalho mais feliz e produtivo.
Apesar de várias empresas terem essa flexibilidade, muitas ainda criticam o Home Office
Isso por acharem difícil medir o número de horas que seus funcionários estão trabalhando. O que elas esquecem é que passar horas no escritório não é sinônimo de produtividade. Em 2013, a Universidade de Stanford conduziu um estudo com funcionários de um call center. Alguns trabalharam em casa e outros no escritório, por nove meses. O resultado foi um aumento de 13% no desempenho daqueles que trabalham em casa, dos quais 9% foram por trabalhar mais horas.
Porém, esse resultado depende de como você organiza seu tempo e da sua dedicação. Você precisa ser disciplinado, produtivo e eficiente no que quer que faça. Por isso, é importante escolher o ambiente em que você terá mais sucesso. Então, você deve trabalhar em casa ou trabalhar no escritório?
Tudo se resume ao ambiente em que você será mais eficaz e se o setor em que você se encontra permite essa opção. Se você é motivado, adere bem a uma rotina e não se distrai fácil, trabalhar em casa é a escolha certa. Se você zela por interações sociais, sente-se inspirado por ver outras pessoas trabalhando e permanece mais focado se cobram isso de você, então trabalhar no escritório é o caminho. É você que deve tomar essa decisão.
É importante ressaltar que nos dias de hoje aprender a se concentrar em qualquer ambiente é uma habilidade valiosa para a vida. Além de ajudar sua carreira profissional a longo prazo. O futuro do trabalho já está aqui, cabe a você tirar proveito dele!