Muitos gestores reclamam sobre a desmotivação de seus colaboradores, que parecem nunca estar satisfeitos onde trabalham. E, como você já leu no post anterior (Sua empresa tem propósitos bem definidos?), é importante não esquecer que a melhor maneira de ter e manter funcionários engajados é comunicar muito bem os propósitos da empresa.
Para exemplificar melhor o que estou tentando dizer aqui, responda à pergunta: seus colaboradores vão trabalhar alinhados à missão da empresa e focados nos propósitos, ou estão apenas preocupados em receber o salário no fim do mês? Aproveito e peço para que você responda a mesma pergunta pensando em seus líderes e gestores. Ficou difícil de responder?
Por que meus funcionários não estão engajados?
Antes de tudo, vamos identificar o que acontece com os funcionários…
Há os que fazem algo, sem saber para quê estão fazendo aquilo; porque não são comunicados. Fazem por repetição, sem mesmo entender e até desconhecendo o verdadeiro propósito da empresa. Então eles sabem o que fazem, mas sem saber a razão de suas atividades.
Geralmente em menor número, há também os funcionários que sabem como fazer o que fazem, mas também desconhecem o propósito, pelo mesmo motivo acima. A empresa não comunica.
Feliz da empresa que comunica, transmite seus valores, sua missão e visão, indicando ao colaborador “PORQUE” ele faz o que faz. Qual o verdadeiro propósito de seu trabalho, do produto, do serviço entregue e por aí vai.
Isso tudo está muito bem explicado na apresentação que Simon Sinek fez para o TED. Ele destaca exemplos de empresas bem-sucedidas e aspectos comuns nas respectivas culturas e gestão. Simon, com sua altíssima capacidade de síntese, aborda estes pontos de maneira genial e acrescenta: a empresa que pensa, age e se comunica de maneira alinhada, cria pessoas apaixonadas e seguras pelo que fazem.
Deixo aqui o link para quem se interessar assisti-lo: https://goo.gl/6dC9eL
Cultivando funcionários engajados
Agora que refletimos sobre isso, é fácil de entender a falta de engajamento interno dentro de uma empresa. Só é possível cultivar funcionários engajados quando todos eles conhecem e entendem a causa de executarem suas funções. Pois engajamento é exatamente a participação ativa em assuntos e circunstâncias que sejam relevantes às pessoas.
Indo direto ao ponto: a empresa precisa dar maior atenção à sua comunicação interna. É preciso propagar seus princípios, valores e sua missão de maneira clara e de fácil entendimento. E não adianta fazer isso apenas pendurando quadrinhos nas paredes, colocando no calendário de mesa etc. Estas informações precisam estar enraizadas na cultura da empresa como um todo.
Quando digo “enraizado”, quero dizer exatamente isso. Todos os colaboradores, gestores e líderes precisam conhecer e seguir estes propósitos. Os novos colaboradores contratados devem ser escolhidos também por terem valores similares aos da empresa – terem aderência a seus valores. E não deve ser tomada nenhuma decisão e nem criado nenhum projeto que não esteja de acordo com os mesmos princípios.
Enfim, é preciso comunicar os princípios para todos os níveis da empresa. E respeitar, seguir e atuar sempre em busca deles é uma responsabilidade de todos. O que falta mesmo é gerar esta consciência e permitir que todas as ações sejam planejadas em torno dos “porquês” das empresas – daquilo que faz sentido para a organização e seus colaboradores.
Portanto lembrem-se da pergunta mais simples e direta que você deve fazer a todas as pessoas de sua empresa: “você sabe por que está fazendo o que faz?” Simples assim!
Parabéns pelo artigo. Sensacional !
Olá Cibele, muito obrigado!
Fico contente que tenha gostado.