Todo final de ano nós dizemos a nós mesmos: “Neste próximo ano eu vou …” E então o novo ano se inicia e repetimos o ciclo de tudo o que fizemos no ano anterior novamente. As resoluções de ano novo mais famosas costumam ser “comer melhor” ou “passar a fazer exercícios”, mas o que exatamente constitui “comer melhor” ou “exercício”?
Ao invés de resoluções vagas, este ano te convido a definir uma estratégia com metas específicas, utilizando a metodologia SMART. A palavra “Smart”, como todos sabem, significa “esperto”, mas também é a sigla em inglês para: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com limite de tempo.
Trago aqui cinco etapas que podem te ajudar a aplicar essa metodologia para suas metas deste ano:
Determine onde você está e para onde deseja ir
Faça uma reflexão sobre as principais áreas da sua vida: sua área pessoal (relacionamentos, saúde), profissional (dinheiro, motivação profissional), emocional (saúde mental) e espiritual (auto realização, autocuidado). Você pode fazer isso com ajuda profissional, sozinho ou com amigos e familiares. Defina quais áreas você deseja mudar. Lembre-se, – se você não sabe aonde está, não saberá para onde deseja ir.
Anote cada coisa que deseja mudar e utilize o acrônimo SMART para definir suas metas:
– Seja específico. Seus objetivos devem responder às perguntas sobre o que você deseja realizar e por que isso é importante para você.
– Certifique-se de que seja mensurável. Quantifique sua meta de uma forma que você tenha possibilidade de monitorar sua evolução. Não confie em outra pessoa para medir seu sucesso, como receber um aumento. Isso está fora do seu controle.
– Certifique-se de que seu objetivo seja alcançável. Mesmo os objetivos mais elevados podem ser alcançados. Tudo começa com uma única etapa e assim sucessivamente.
– Determine a relevância. Por que isso é importante para você agora? Este objetivo é relevante em sua vida? A relevância é particularmente importante ao definir objetivos profissionais.
– Limite de tempo significa definir um prazo específico para cumprimento. Um prazo final cria um senso de urgência para nos motivar a agir.
Exemplo: vou emagrecer cinco quilos (específico e mensurável) para ter uma saúde melhor (relevância) até fim de abril (limite de tempo), substituindo minhas refeições calóricas por alimentação mais frugal e sadia (alcançável).
Visualize os seus objetivos
Após anotar seus objetivos, deixe-os em um lugar onde possa vê-los todos os dias. Quando anotamos nossos objetivos e fechamos o caderno, podemos passar semanas sem pensarmos neles. Mantenha-os em sua memória.
Conte seus objetivos às pessoas certas
Isso ajuda a criar um senso de responsabilidade, e as chances de manter a busca por seus objetivos aumentam. Conte a uma pessoa de confiança, um amigo, familiar ou mentor, e mantenha essa pessoa informada de seus progressos. Não saia falando para todo mundo, isso pode gerar o mesmo senso de satisfação que o cumprimento das metas e pode diminuir a sua probabilidade de cumpri-las.
E por fim, seja flexível
Às vezes com o tempo, nossos objetivos podem se tornar desatualizados, sofrem algum revés ou se tornam irrelevantes. Se isso ocorrer, estabeleça novas metas e veja como pode ajustar os outros objetivos que escolheu.