Recentemente, me deparei com uma frase muito forte e esclarecedora que me fez refletir sobre a importância da perseverança quando se almeja uma conquista.
A frase, dita pelo esportista Usain Bolt, é a seguinte:
“Eu treinei 4 anos para correr 9 segundos. Tem gente que não vê resultados em dois meses e desiste”.
Em algumas linhas, Bolt deu a lição de uma vida inteira para quem deseja algum dia atingir um nível de excelência.
Lembrei-me de dois paralelos, histórias que foram até mesmo retratadas no cinema. Coincidentemente, histórias de dois homens negros que venceram graças à perseverança.
Um deles, Carl Brashear, foi o primeiro negro a se tornar mergulhador da Marinha norte americana. Oriundo de família humilde, Brashear conseguiu se destacar dentro da Marinha, mas um terrível acidente o deixou aleijado. Ainda assim, mesmo cercado de dificuldades e proibições, a perseverança fez com que superasse o problema físico e alcançasse seu sonho. A história foi retratada no excelente filme “Homens de Honra”, onde Carl é vivido pelo ator Cuba Gooding Jr.
O outro é Chris Gardner, que teve sua história retratada no comovente filme “À Procura da Felicidade”, pelo ator Will Smith. Gardner foi abandonado pela mulher, era pai de um garotinho pequeno e enfrentava condições financeiras desesperadoras. Porém, nada disso o impediu de manter a dignidade e o carinho pelo filho a quem repassou valiosas lições de perseverança e valores éticos. Gardner revelou que obstáculos aparentemente intransponíveis podem ser superados com perseverança.
Mas o que significa exatamente perseverar?
É extremamente importante diferenciar perseverança de persistência ou até mesmo de teimosia. São coisas diferentes.
Persistência e teimosia geralmente estão ligadas ao orgulho. Você insiste em atingir um resultado mesmo quando isso está lhe causando sofrimento.
A perseverança está mais ligada à determinação. É continuar firme e constante em um propósito. A palavra no grego, que se escreve proskartereo, significa “dar continuidade a uma ação após intenso esforço”.
Um dos segredos para a realização dos nossos mais almejados sonhos, metas e objetivos – sejam eles simples ou complexos – é sem dúvida a perseverança. Minha experiência me ensinou que além de uma característica que pode ser desenvolvida, a perseverança é um sentimento de coragem, de acreditar em algo que vai levá-lo a uma realização, tanto pessoal quanto profissional.
Com o mundo em constante mudança, a perseverança está se tornando uma qualidade quase essencial para o ser humano pós-moderno, ou contemporâneo, como dizem os estudiosos.