Para relembrar o que eu já mencionei no post anterior (mude seus hábitos para mudar a sua vida), hábitos são decisões que nós deixamos de tomar. E acredito ser importante listar os principais hábitos que devem ser evitados. Aqueles que mais prejudicam seu dia a dia e seus objetivos.
Antes de prosseguir com a leitura, insisto para que você faça sua própria lista, separando hábitos bons dos ruins. Depois verifique quais são os mais prejudiciais e concentre sua boa energia de mudança sobre eles.
Vamos em frente?
Hábitos que devem ser evitados
01. Preguiça: você deixa de ter iniciativa em suas decisões e prefere não “perder tempo” confirmando informações, suposições ou outros detalhes necessários.
02. Procrastinação: deixar tudo para depois, manter-se na indecisão e atrasar a resolução é uma das piores coisas que você pode fazer a si mesmo. Você até pode decidir aguardar, para refletir mais pela melhor solução. Essa é uma decisão consciente e inteligente, diferente de procrastinar.
03 Isolamento: em alguns casos, não é indicado evitar relações. É preciso admitir que outras pessoas podem possuir conhecimento e experiência bastante relevantes e podem te guiar a melhorar a qualidade de suas decisões.
04. Imediatismo: acontece quando você prefere não se preocupar com o futuro e foca apenas no agora. Eventos inesperados podem acontecer e é preciso estar preparado. Lembre-se de mirar nas consequências no processo de tomada de decisão!
05. Inércia: não fique parado no passado, não tome decisões baseadas apenas em experiências anteriores. Não se preocupe com coisas inexistentes, ou seja, não fique pensando no que poderia ter acontecido ou no que você deixou de fazer. Foque em suas novas possibilidades e aproveite para criar uma história ainda melhor em sua vida.
06. Ansiedade: da mesma maneira que você não deve se preocupar tanto com o passado, ou com o imediatismo, não se permita antecipar demais os resultados de suas decisões. E não se cobre tanto pelas consequências, principalmente se a decisão foi sua e consciente!
07. Dependência: não fique esperando pessoas te ajudarem ou coisas acontecerem para seguir com a sua vida. Não se prenda demais, as decisões são suas! Mas use a razão, use uma metodologia e tome decisões conscientes!
Quais hábitos você precisa mudar?
Às vezes, pode parecer que evitar um hábito é contraponto de outro, como evitar isolamento e dependência, mas não é. O importante é trazer cada um destes aspectos para a consciência e seu equilíbrio. Dependendo do seu estilo de vida e dos seus objetivos, existirão muitos hábitos que devem ser evitados.
Talvez você não sofra com nada listado acima, talvez seus hábitos sejam bem diferentes. O importante é estar sempre atento ao que você faz em “modo automático”. Reflita sobre o que pode estar bloqueando a evolução da sua vida e mude!
Ficarei muito feliz se você puder registrar sua opinião sobre este post, aqui no espaço de comentários mesmo. Quais hábitos você precisa mudar? Que tal criar o hábito de treinar seu autoconhecimento aqui no blog e compartilhar suas ideias com outros leitores? 🙂
Te espero no próximo post!
Concordo!
Sim e o mais importante é agir sobre cada um dos hábitos que sabemos são tóxicos às nossas vidas.
Muito obrigado por sempre acompanhar minhas publicações.
Achei bastante construtivo e prático, de fato o construção de novos hábitos exige disciplina e persistência ! Bacana a metologia . Um abraço !
Perfeito Marcelus, a essência para a mudança de nossos hábitos para melhor está nestas simples palavras: disciplina e persistência.
Obrigado pelo comentário e apoio.
Abraços.