A maioria das empresas sonha em ter colaboradores criativos e disruptivos – porém, existe uma dificuldade em conseguir proporcionar um ambiente favorável para isso no dia a dia. De acordo com estudo realizado pela ISE Business School, 44% dos executivos vêem a cultura de suas empresas como dificultadora da criação de um local inovador. Os dados apontaram para a dificuldade das empresas em desenvolver uma cultura de flexibilidade.
Fazer mudanças rápidas e se adaptar a novos cenários – essa capacidade, chamada de resiliência – é fundamental no mercado de trabalho e pode, inclusive, abrir as portas para a inovação. Qualquer liderança tem um papel fundamental na criação e prática de um ambiente favorável à constante inovação.
Pensando nisso, listo abaixo algumas dicas que podem ajudar gestores a pensarem “fora de caixa” nesse aspecto, para que suas equipes não caiam na armadilha do “mais do mesmo”.
Foque nas pessoas
Além de pensar na hierarquia, é importante enxergar o potencial individual de cada colaborador. Às vezes acabamos subestimando as pessoas por estarem em um cargo inferior, e isso é um erro tremendo. As boas ideias normalmente vêm de quem está lidando com o dia a dia do processo.
Confie no profissional
Dar liberdade para a equipe encontrar a melhor maneira para realizar suas funções é um diferencial. Quando todos já estão acostumados a trabalhar de um jeito e chega alguém mostrando outro modo de fazer aquela atividade, isso desperta o lado criativo para o time pensar em alternativas para facilitar e otimizar o seu trabalho.
Olhe para o futuro
Procure antever tendências e transforme o ambiente de trabalho com essas novidades. Tal ação motiva os colaboradores e eles sentem a empresa inteirada e por dentro dos acontecimentos do mundo, se mantendo antenada e incentivando o funcionário a permanecer atualizado.
Tenha equipes multidisciplinares
Quando pessoas com técnicas e saberes diferentes trabalham juntas, fica mais fácil pensar de forma diferente da habitual, afinal, os colaboradores entrarão em contato com conhecimentos diversos. Isso incentiva a inovação, o olhar crítico e a mudança de paradigmas.
Aceite os erros
Muitos colaboradores acabam por não realizar novas estratégias ou testar metodologias por medo de falhar. É preciso lembrar que boas ideias podem começar como um erro e ele pode ser ajustado até se tornar um acerto. Por isso, não tenha medo dos deslizes. Eles fazem parte de qualquer novo processo e aprendizado.