Já falamos muito aqui sobre a importância de diferenciar e aprender a lidar com todas as escolhas e decisões que surgem em nossas vidas. E uma das melhores coisas que você pode fazer é evitar influências externas em suas decisões.
Claro que sempre haverá momentos nos quais precisaremos conversar com alguém, principalmente quando estamos perdidos em nossos caminhos. Neste caso, busque quem você tenha absoluta certeza que seja uma pessoa que torça para que você seja melhor, que mostre verdadeiro ORGULHO de seu sucesso! Caso contrário, fique com você mesmo, busque formas de acessar sua “bússola interna” e siga seu caminho.
Lembre-se que não é indicado que se aceite sugestões de pessoas externas às SUAS decisões. Afinal não serão elas que sofrerão as consequências, mas você! Também vale destacar aquele velho ditado, que pode até parecer cliché, mas cabe muito bem aqui: “se conselho fosse bom, não seria dado e sim vendido!”
Como evitar influências externas?
Vou direto ao ponto, com estas quatro dicas para te ajudar:
- Seja uma pessoa segura e busque o conhecimento – Eduque-se! Quanto mais informação você tiver, maior será sua segurança e maior será sua capacidade de decidir. E essa será a principal razão para que não busquemos conselhos.
- Não deixe as pessoas se intrometerem em sua vida. Todos temos um amigo, ou um parente, que adora ficar perguntando sobre nossas vidas e oferecendo as mais diversas opiniões. Mas ninguém tem o direito de julgar seus caminhos e ditar regras sobre o que você deve fazer.
- Conheça a si mesmo. Quem busca o autoconhecimento terá sempre uma mente tranquila e pronta para fazer boas escolhas. Uma ótima maneira de conhecer a si mesmo é praticar a solitude, acessando sua “bússola interna”, como expliquei no post sobre pensar mais e praticar o uso da razão.
- Segure a ansiedade. Se a decisão não precisa ser tomada com urgência, não se precipite! A ansiedade é uma das maiores causadoras de más decisões, porque ela abre a oportunidade para você acabar aceitando influências externas em suas decisões.
Quem não é influenciado é mais feliz
É sabido por todos que aqueles que evitam opiniões de terceiros e que refletem mais antes de tomar suas decisões são os mais felizes.
Pode acontecer de você ser reconhecido como uma pessoa fechada, ou até mesmo fria, quando evita compartilhar muito de sua vida com os outros. Mas em certos momentos é melhor ser taxado assim e tomar sempre as decisões mais acertadas e duradouras. Ser um livro aberto a influências te fará viver amargurado, pensando como tudo poderia ter sido diferente.
Quer ter sucesso, ser feliz e ter mais segurança sobre o seu futuro? Seja mais reservado, reflita sozinho sobre todas as consequências que surgirão em sua vida e decida! Uma das melhores decisões que você pode tomar é evitar influências externas e seguir em frente, seguro de suas escolhas.
Estude mais. Conheça-se melhor!
Gostei!prático