3 lições de RH aprendidas com as mudanças em 2020

Quando a primeira onda do coronavírus ocorreu no início deste ano, nós nos preparamos coletivamente para uma mudança. A angústia e medo da incerteza pairava no ar, mas à medida que nos adaptamos a essas novas circunstâncias, nos tornamos mais confortáveis ​​com a nova realidade.

Portanto, aqui estão as três principais lições para recrutadores e equipes de contratação aprendidas em 2020: 

1. O planejamento proativo sempre supera a reatividade

Uma lição que muitos de nós aprendemos foi a importância de nos prepararmos para o imponderável ou acidental com antecedência. Afinal, a pandemia deixou muitos profissionais de RH e líderes empresariais lutando para estabelecer políticas de trabalho em casa, desenvolver planos de contingência e gerenciar equipes remotas. A Covid-19 não é a primeira – nem será a última – força disruptiva a impactar as operações de negócios. A preparação adequada nos ajuda a fortalecer a resiliência de nossas organizações e de nossos funcionários. Portanto, reserve um tempo para construir uma política de pandemia completa. Uma que inclua um plano de ação para manter sua força de trabalho segura e proteger as funções essenciais para a continuidade dos negócios.

2. O alto volume de contratações pode acontecer em crises – e podemos lidar com isso

Embora este ano tenha forçado algumas empresas a impor demissões e congelamento de contratações, outras (como aquelas com pessoal de serviços essenciais) experimentaram um grande aumento nas contratações. Ambos eram desafiadores, mas aqueles com a tarefa de recrutamento rápido precisaram acelerar a contratação como nunca antes. A vida das pessoas dependia disso. Então uma enorme pressão foi colocada sobre as equipes de RH para equipar a sociedade com a força de trabalho necessária para nossa sobrevivência. Por meio dessa experiência, os recrutadores foram altamente reconhecidos pelo que sempre foram: o concierge para os melhores talentos que podem fazer o trabalho direito – e agora. A pandemia nos ensinou como esse trabalho é valioso para a saúde de uma organização e para nossa comunidade como um todo. É importante que os líderes percebam que sua equipe de RH precisa dos recursos certos para trabalhar em um mundo de constante mudança.

3. A videoconferência não é inimiga nem tampouco afasta

Por quase 20 anos, temos sido capazes de usar a tecnologia para nos conectar com colegas de equipe em todo o mundo. No entanto, apesar de seu potencial para colaboração remota, a videoconferência, há muito tempo,  era uma escolha secundária para funcionários de escritório. Agora, temos uma nova apreciação do poder unificador do vídeo. Aprendemos uma nova etiqueta em vídeo e que esta ferramenta está atendendo a uma necessidade real. As videoconferências se tornaram tão comuns que alguns passaram a preferir esse meio de comunicação.

Todos nós passamos por alguma forma de dificuldade em 2020. Vimos o quão resilientes e verdadeiramente apaixonados por seu trabalho os profissionais de RH são. Ao passo que eles estão fazendo uma diferença real na vida cotidiana dos funcionários e de suas famílias, e isso é algo para comemorar, mesmo em tempos difíceis. Enquanto nos preparamos para entrar em um novo ano, espero que mais pessoas optem por aplicar boas práticas para que possamos continuar surfando as ondas da mudança com gente que não tem medo de mudar, pois, mudar faz parte de nossa vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *