Cada vez mais desejado pelas empresas, o espírito de liderança precisa ser descrito com clareza em currículos voltados para áreas de gestão.
Se você deseja que seu currículo se destaque, é necessário mostrar uma qualidade típica dos líderes: a iniciativa. Demonstre que você cria suas próprias oportunidades e não espera que outra pessoa tente resolver os problemas no seu lugar.
Empresas e colegas querem profissionais que tenham um comportamento e iniciativa natural para fazer as coisas e voltados para solução, e não aqueles que ficam esperando que outro tome a iniciativa. Mostre na sua carta de apresentação que você é proativo no trabalho e na carreira. Use verbos que indiquem essa postura, seja claro sobre sua maneira de atuar e liste os movimentos que fez para chegar onde está hoje.
Cito abaixo 3 dicas que podem ajudar seu currículo a se destacar durante um processo de triagem.
Use verbos como “iniciar” ou “dirigir”
O verbo “liderar” é muito usado em currículos. Entretanto, o que parece uma escolha banal de palavras pode diminuir o peso de seu trabalho e de suas realizações. Seja mais descritivo e preciso na sua maneira de comunicar. Comece a usar termos como “iniciei” ou “dirigi”. Seja claro sobre o que você fez e não perca a oportunidade de falar sobre seu impacto nas empresas onde passou.
Indique funções criadas por você mesmo
Se você criou uma das funções que ocupou ao longo da carreira, certifique-se de que as pessoas saibam, principalmente se representou redução de pessoas pela fusão de áreas e apresentou ganho de eficiência para a empresa. A maioria dos profissionais está exercendo cargos que já existiam ou os que estavam disponíveis no anúncio de emprego. Poucos foram capazes de buscar soluções que não eram enxergadas pela organização.. Esta é uma habilidade que poucos possuem, portanto, não deixe de comunicá-la. Na prática, você pode escrever “fusão de áreas e ganho de produtividade” à direita de onde você cita o cargo e a função criada. Impressione o leitor com sua iniciativa.
Inclua projetos paralelos
Não descarte o trabalho que você pode ter feito fora da sua jornada convencional. Se você reserva um tempo fora do trabalho para alguma causa ou projeto paralelo, isso demonstra interesse, determinação e iniciativa. Você acaba mostrando que quando quer algo, arranja tempo e consegue se dedicar para sua realização.